Alvarães é o 7º município do Amazonas a decretar lockdown por conta da pandemia

Rua deserta em Alvarães (Divulgação)

26 de maio de 2020

09:05

Bruno Pacheco

MANAUS – O município de Alvarães, a 530 quilômetros de Manaus, é o sétimo do interior do Amazonas a decretar lockdown, em decorrência da pandemia da Covid-19. A medida é mais dura que o isolamento social e pode significar fechamento, trancamento total.

Em todo estado, Tefé, São Gabriel da Cachoeira, Silves, Barreirinha, Urucará e Novo Airão também já adotaram o decreto, com o objetivo de travar a disseminação do novo Coronavírus.

Em Alvarães, segundo o decreto Nº 054/2020, de 24 de maio de 2020, publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM) desta terça-feira, 26, o lockdown vai até o dia 25 de junho, passando a valer desde essa segunda-feira, 25, entre os horários de 15h até 6h da manhã seguinte.

De acordo com o documento, fica proibido circulação e aglomeração de pessoas em vias públicas, o trânsito de veículos, além do funcionamento de estabelecimentos comerciais, instituições bancárias, lotéricas e similares.

O documento diz, ainda, que o prazo poderá ser prorrogado, em caso de comprovada necessidade e terá efeito educativo em seus dois primeiros dias (25 e 26/05) para que os órgãos competentes possam orientar e informar a população acerca da medida.

O decreto vale, também, para a comercialização de bebidas alcoólicas; serviços essenciais também deverão obedecer o horário estipulado no decreto, e encerrar suas atividades dentro do tempo preciso; farmácias e serviços da área de alimentação (pizzarias, restaurantes, lanchonetes e similares) poderão atuar após este horário, seguindo as recomendações de prevenção.

Estará autorizada a circulação das pessoas que sejam empregados e prestadores de serviço que trabalhem em: supermercados, açougues e padarias. As agências bancárias deverão seguir as orientações estipuladas em decreto, devendo obedecer o horário indicado. As pessoas que realizam saque em lotéricas deverão receber as senhas ainda na fila, devendo ser criado um painel, para que as pessoas realizem o saque pela ordem de Senha. Caso descumpridas essas decisões, as autoridades competentes estarão autorizadas a aplicar as medidas cabíveis, estando sujeito, a quem lhe der causa, às infrações previstas nos artigos 268 e 330 do Código Penal.

Covid-19

Os casos de Covid-19 no município de Alvarães chegaram a 74 nessa segunda-feira, 25, com seis óbitos pela doença, de acordo com dados da secretaria de Saúde da cidade.

Localizado na calha do Médio Solimões, Alvarães possui cerca de seis etnias em zonas rural, a Mayoruna, Kambeba, Miranha, Mura, Witoto e Isse. Até o momento, casos oficiais de indígenas no município ainda não foram confirmados pela prefeitura.

Por outro lado, em outros municípios, como São Gabriel da Cachoeira, que possui cerca de 90% da população indígena, os casos de Covid-19 preocupam, resultado em alertas de representações indígenas do Alto Rio Negro.