Menu

Cultura AM anuncia programação ‘Mundo Encantado do Natal’, em 20 municípios e na capital

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) anunciou nesta quinta-feira, 18, a programação natalina deste ano, que será realizada na capital e em 20 municípios do interior do Estado. Este ano, o tema da campanha é “O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria”. Entre as atividades está a tradicional programação no entorno do Largo São Sebastião, que vai contar com decoração especial, espetáculos dos Corpos Artísticos, apresentações artísticas de diversas linguagens e de grupos participantes do Festival Amazonas de Corais (Famcor), paradas com personagens natalinos e Feira de Economia Criativa. O lançamento acontece no dia 28 de novembro, às 18h.

O secretário de Cultura do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, destacou que as atividades vão gerar emprego e renda para trabalhadores da cadeia produtiva da cultura e da economia criativa. Ele afirma que todo roteiro foi pensado para contemplar o máximo de pessoas, entre trabalhadores da cultura e economia criativa, artistas e público. 

“Neste ano, nosso foco é a retomada da economia, uma vez que os trabalhadores ficaram muito tempo parados por conta da pandemia”, afirma o titular da pasta. “A proposta é proporcionar renda tanto na capital quanto no interior por meio das nossas atividades. Estamos gerando 533 postos de trabalho diretos e esse número pode chegar de cinco a 15 vezes mais indiretamente”, disse Muniz.

No Teatro Amazonas, a apresentação do espetáculo “Um Presente para o Natal”, acontece no período de 10 a 23 de dezembro. O musical, com direção de Jean Palladino, traz a história de Ana para falar sobre o significado do tempo, a necessidade de olhar para o agora e viver o presente. Para assistir, o público vai precisar agendar pelo Portal da Cultura.  

Este ano, o encontro com o “bom velhinho” vai ser em um local diferente: na Fábrica do Papai Noel, instalada no Centro Cultural Palácio da Justiça, na Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro. Na visita, as crianças vão conhecer diversos setores onde os brinquedos são fabricados e também o ateliê da Mamãe Noel. A garotada ainda pode se tornar ajudante do Papai Noel e para conhecer de perto também precisa agendar.  

Os artistas envolvidos na decoração correm contra o tempo para entregar a decoração. (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Natal nos municípios

Dez cidades vão receber árvores de Natal e uma programação especial, com a participação da população, são elas: Itacoatiara, São Sebastião do Uatumã, Novo Airão, Barcelos, Coari, Tabatinga, Tapauá, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira e Alvarães.

A decoração vai contar também com um cenário para fotos, em alusão à tradição dos cartões natalinos. Ao lado de cada árvore, vai haver um painel temático, confeccionado no formato de um cartão de Natal e com iluminação de LED. Em cada local também vai ser realizada uma parada com os personagens natalinos. 

Já Silves, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Autazes e Iranduba vão receber o “Natal Itinerante”, com intervenções artísticas de contação de histórias, shows musicais, parada com o Papai Noel, Mamãe Noel e demais personagens natalinos. A atividade também vai ser realizada em cinco bairros da capital: Viver Melhor, Jorge Teixeira, Cidade de Deus, Novo Aleixo e Nova Vitória. 

Em uma carreta-palco, a Companhia Metamorfose vai exibir, durante uma hora, a peça “A Caravana Mágica do Natal”, com oito atores se revezando em cena para apresentar o significado dos símbolos de Natal.

Povos Criativos

Até o dia 19 de dezembro, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), na Avenida Silves, 1.222, Distrito Industrial vai sediar o “Povos Criativos: Feira de Economia Criativa – Edição de Natal”, com 40 expositores de segmentos como gastronomia, artesanato, sebo, arte indígena, design gráfico, antiquário, além de apresentações artísticas.

A programação acontece sempre aos domingos, das 9h às 17h, com entrada gratuita. A proposta é apoiar os empreendedores criativos e garantir trabalho e renda neste final de ano.

Edital

Para compor a programação das atividades na capital, a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) lançou edital de credenciamento para intervenções e apresentações artísticas com temática natalina, dividido em quatro modalidades: Teatro, Música, Circo e Dança.
Podem participar do processo pessoas física e jurídica. O edital, a ficha de inscrição e os anexos estão disponíveis no site da AADC.

Confira a programação completa:

NATAL ITINERANTE
21 de novembro – Rio Preto da Eva
25 de novembro – Novo Aleixo
26 de novembro – Viver Melhor
2 de dezembro – Jorge Teixeira 
3 de dezembro – Cidade de Deus 
5 de dezembro – Silves
12 de dezembro – Presidente Figueiredo
16 de dezembro – Nova Vitória
17 de dezembro – Iranduba
19 de dezembro – Autazes

NATAL NOS MUNICÍPIOS
3 de dezembro – Coari
5 de dezembro – São Sebastião do Uatumã
5 de dezembro – Novo Airão
8 de dezembro – Barcelos
9 de dezembro – Itacoatiara
9 de dezembro –  Tabatinga
10 de dezembro – Tapauá
10 de dezembro – Humaitá 
11 de dezembro – São Gabriel da Cachoeira
11 de dezembro – Alvarães

A FÁBRICA DO PAPAI NOEL
Quando: de 28 de novembro a 23 de dezembro.
Onde: Centro Cultural Palácio da Justiça (Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro).
Horário: das 17h às 21h
Agendamento a partir de 22 de novembro em cultura.am.gov.br

POVOS CRIATIVOS: FEIRA DE ECONOMIA CRIATIVA – EDIÇÃO NATAL
Quando: todos os domingos até 19 de dezembro.
Onde: Centro Cultural dos Povos da Amazônia.
Horário: 9h às 17h

NATAL NOS CETIs
Programação exclusiva para alunos e colaboradores

29 de novembro – EETI Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva (Iranduba)
30 de novembro – CETI Marcantônio Vilaça 2 
1º de dezembro – Drª Zilda Arns Neumann
2 de dezembro – CETI Elisa Bessa Freire
2 de dezembro – CETI Dep. Gláucio Gonçalves (Parintins)
3 de dezembro – CETI Senador Petrônio Portella 
3 de dezembro – Escola Estadual São José Operário (Parintins)
6 de dezembro – CETI João dos Santos Braga
7 de dezembro – CETI Garcitylzo Lago e Silva
8 de dezembro – Escola Estadual Professora Maria Isabel dos Santos (Boa Vista do Ramos)
9 de dezembro – CETI Áurea Pinheiro Braga
9 de dezembro – Ginásio Poliesportivo Eduardo Braga (Barreirinha)
10 de dezembro – CETI Gilberto Mestrinho
10 de dezembro – Ginásio Poliesportivo Edney Rocha (Nhamundá)
10 de dezembro – EETI Benedita Barbosa e Souza (Envira)