AM tem 22 casos da Ômicron; meio milhão de pessoas estão atrasadas na segunda dose

Amazonas chega a 435.978 casos de Covid-19 e 13.849 mortes (REUTERS/Dado Ruvic /Direitos reservados)

10 de janeiro de 2022

19:01

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS — O Amazonas chegou nesta segunda-feira, 10, ao total de 22 casos de Ômicron, considerada a variante mais transmissível da Covid-19 e que tem preocupado cientistas de todo o mundo. O aumento de infectados pela nova cepa surge em meio à grande quantidade de pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina contra o vírus e dos atrasados na segunda dose do imunizante.

Ao todo, segundo o secretário de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, são mais de 100 mil manauaras que não tomaram nenhuma vacina e mais de 500 mil amazonenses que não voltaram aos postos de saúde para tomar a dose de reforço. “Mais de 100 mil manauaras não tomaram sequer uma dose de vacina. Mais de 500.000 amazonenses não tomaram a segunda dose”, escreveu Samad, no Instagram.

Nas redes sociais, o secretário fez um apelo à população e pediu para que as pessoas procurem uma unidade de Saúde para se vacinar. “Procurem logo uma unidade de suas prefeituras, em Manaus ainda temos o Sambódromo e a carreta da vacinação. Vacinem-se, usem máscaras, lavem as mãos com frequência e evitem aglomerações”, pediu o secretário.

Primeiro caso

O primeiro caso importado da variante Ômicron do novo coronavírus foi confirmado no Amazonas em 4 de janeiro. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), após receber relatório de vigilância genômica emitido pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia).

Veja também: Amazonas confirma primeiro caso da variante Ômicron em Manaus; paciente chegou de Fortaleza

De acordo com a FVS-RCP, trata-se de uma mulher brasileira, de 27 anos, residente em São Paulo e que chegou a Manaus, procedente de Fortaleza, no dia 21 de dezembro, com sintomas gripais. Ao chegar na capital, realizou coleta no posto de testagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde testou positivo para Covid-19 e foi orientada para o isolamento domiciliar durante 14 dias.

Alerta

À REVISTA CENARIUM, especialistas reforçaram o pedido para o uso obrigatório de máscaras faciais e do respeito a todas as medidas sanitárias para evitar o contágio e a disseminação do coronavírus, como lavar frequentemente as mãos, usar álcool em gel e evitar lugares aglomerados.

O diretor técnico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Daniel Barros, destaca que a população precisa seguir a risca todos os protocolos de proteção, principalmente, com a chegada da Ômicron, no Estado, e a coinfecção pelo coronavírus e Influenza, chamada ‘flurona’.

Veja também: Especialistas reforçam pedido para uso de máscaras em meio à Ômicron, variante mais transmissível

Para o médico infectologista Nelson Barbosa, o avanço do número de infecções, pela Ômicron, no Brasil, na última semana de dezembro de 2021, e na primeira semana deste ano, serve de alerta para que as medidas de proteção sejam mantidas. Ele destaca que a vacinação contra a Covid-19 tem sido essencial para evitar uma tragédia maior pelo vírus.

Covid-19

Nesta segunda-feira, 10, o Amazonas também chegou ao total de 435.978 casos de Covid-19 no Estado, de acordo com o boletim epidemiológico da FVS-RCP, atualizado diariamente. Somente nas últimas 24h, 229 novos infectados foram confirmados.

De acordo com a FVS, o Amazonas tem 13.849 mortes pelo coronavírus. Entre as vítimas em Manaus, há o registro de 9.518 óbitos confirmados em decorrência da Covid-19. No interior, são 61 municípios com óbitos confirmados até o momento, totalizando 4.331.