Apoiadores de Bolsonaro se reúnem para manifestação em Brasília, Rondônia e São Paulo

Apoiadores do presidente concentrados na Esplanada dos Ministérios (Douglas Smith)

07 de setembro de 2021

11:09

Cassandra Castro, Iury Lima e Wesley Diego* – Da Cenarium

BRASÍLIA (DF), VILHENA (RO) E SÃO PAULO (SP) – Na manhã desta terça-feira, 7, em comemoração ao Dia da Independência, apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), se deslocaram até a Esplanada dos Ministérios para manifestação em Brasília. Os manifestantes colocaram diversas faixas em apoio, em inglês e português, ao governo federal pedindo que o voto seja respeitado. Cidades de Rondônia e São Paulo também registraram manifestações.

Com faixas, manifestantes destacam que pessoas de Portugal e TV portuguesa estão mentindo sobre Jair Bolsonaro, afirmando que 65% da população “ama o presidente”. Os apoiadores exigem ainda o início imediato do saneamento do Congresso Nacional. E, com faixas em inglês, afirmam também “Lula is a thief Dont trust the brazilian left”, que significa “Lula é um ladrão, não confie na esquerda brasileira”.

Ao contrário dos anos anteriores, as celebrações tradicionais do Dia da Independência, comemorado nesta terça-feira, 7, não terão os desfiles cívicos, principalmente na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O evento foi cancelado por conta da pandemia da Covid-19, mas terá o conhecido hasteamento da bandeira nacional no Palácio da Alvorada, com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Cerca de 18 paraquedistas marcam também a cerimônia, o qual pousaram no local, e entregaram a bandeira do Brasil ao presidente Jair Bolsonaro. Depois de executado o Hino Nacional, terá uma salva de 21 tiros de canhão. A Esquadrilha de Fumaça também se apresenta em Brasília.

Em discurso, Jair Bolsonaro destacou o confronto em conversa com apoiadores e reforçou ataques ao Supremo Tribunal Federal. “Nosso País não pode continuar refém de uma ou duas pessoas, não interessa onde elas estejam. Esta uma ou duas pessoas ou entram nos eixos ou serão simplesmente ignoradas da vida pública. Este é o meu trabalho”, afirmou Bolsonaro, em conversa com apoiadores dentro do Palácio da Alvorada. Após discurso, o presidente e apoiadores cantaram o Hino Nacional e aplaudiram o representante.

São Paulo

Em São Paulo, os apoiadores se reuniram na maior avenida do Estado, conhecida como Avenida Paulista, para manifestação a favor de Jair Bolsonaro. Com bandeiras amarradas sobre o corpo, manifestantes cantam o Hino da Independência do Brasil e vestem camisas com a palavra “Mito” e a foto do presidente. Além disso, eles carregam bandeiras com a frase “Ustra Vive”.

“Onde não há cumprimento da Lei, há desordem, que é o que nós estamos vivendo hoje”, afirmam os apoiadores em São Paulo. Os manifestantes aproveitaram o momento para atacar o Supremo Tribunal Federal (STF). “O Supremo não respeita a Constituição Brasileira. Os juízes e promotores não respeitam a Lei”, destacaram os apoiadores.

Manifestação a favor do presidente da República, Jair Bolsonaro, em São Paulo (Wesley Diego/Cenarium)

Rondônia

Em Rondônia também houve manifestações. Em Vilhena, apoiadores de Bolsonaro se reuniram na Praça dos Três Poderes, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal. Vestidos de verde e amarelo e com a bandeira do Brasil, os manifestantes seguiram vários carros de som. Vale lembrar que o Estado é governado pelo Coronel Marcos Rocha (PSL), um dos aliados do presidente.

Além de Brasília, Rondônia e São Paulo, outros Estados do Brasil também realizam manifestações em prol do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Juscelino Pereira foi um dos manifestantes que estiveram na BR-364. “Estamos em um protesto contra o STF que não deixa o nosso presidente trabalhar. Queremos que o STF acabe. Essa é nossa manifestação. Aqui todo mundo é pelo Brasil e pela democracia. O poder emana do povo”, disse.

Manifestantes em Vilhena (RO) se dizem contra o STF. Foto: Iury Lima/ CENARIUM

*Colaborou a jornalista Victória Sales, da CENARIUM