Após acionar STF, quilombolas são vacinados contra Covid-19 em Manaus

139 doses foram disponibilizadas nessa primeira etapa da vacinação (Reprodução/arquivo pessoal)

22 de abril de 2021

17:04

Priscilla Peixoto

MANAUS – Em Manaus, a vacinação contra a Covid- 19 alcançou a comunidade do Quilombo de São Benedito, bairro Praça 14, zona Sul da cidade. A imunização dos moradores do Quilombo começou na manhã desta quinta-feira, 22. No lugar habitam cerca de 400 quilombolas. Nessa primeira etapa, 139 doses foram disponibilizadas. A imunização ocorreu após a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a vacinação.

Para uma das moradoras do Quilombo, a analista de comércio exterior e uma das representantes do lugar, Jamily Silva, 44 anos, a vacina é um direito conquistado após muita espera e reivindicação e o momento é acompanhado de fortes emoções.

A moradora do Quilombo, Jamily Silva, comemora o momento da imunização (Reprodução/arquivo pessoal)

“É um momento muito emocionante e esperado. Infelizmente tivemos que acionar até o Ministério Público para que ela chegasse até nós que como sempre somos um povo de luta e resistência e nada vem fácil para gente. Estou emocionada e reflexiva, lembro da irmã que perdi em dezembro por conta dessa doença horrível e tantas outras pessoas queridas. Quero agradecer ao Ministério que nos concedeu esse direito que de certa forma nos foi tirado, e hoje a gente pode se vacinar. Vi muita gente chorando, emocionada por conta de um direito nosso que tivemos acesso. Agradeço acima de tudo a Deus e também a São Benedito, nosso intercessor”, agradeceu Jamily.

Pedido

Em dezembro do ano passado, a Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de inclusão de quilombolas no grupo de prioridades para receber a vacina. Na ocasião, também foi solicitado a necessidade de apoio do governo federal no combate à pandemia nos Quilombos.

No pedido, uma das principais justificativas foi a maior vulnerabilidade do povo quilombola aos efeitos devastadores da Covid-19. Os Quilombos localizados em diversas regiões do País, já receberam as doses. Vale ressaltar que os Quilombos rurais do Amazonas como Quilombo do Tambor no município de Novo Airão, Quilombo do Largo da Serpa localizado em Itacoatiara e as comunidades quilombolas de Barreirinha já receberam a primeira dose da vacina.

A vacinação começou na manhã desta quinta-feira, 22 de abril (Reprodução/arquivo pessoal)

Sobre o Quilombo

O Quilombo de São Benedito é o segundo quilombo urbano reconhecido no Brasil, são mais de 150 famílias que residem no local existente há 130 anos simbolizando a resistência de moradores descendentes de escravos maranhenses. O local, considerado Patrimônio Imaterial do Amazonas, ganhou reconhecimento de segundo Quilombo Urbano do Brasil há pelo menos 7 anos.

Durante a pandemia, os moradores do local enfrentaram sérias dificuldades, dentre elas financeiras. Durante o mês de janeiro deste ano, a comunidade buscou ajuda para enfrentar arrecadando doações de materiais de limpeza, álcool em gel e alimentação são os principais itens de necessidade das famílias, além de auxílio-financeiro.