23 de novembro de 2021
19:11
Victória Sales – Da Revista Cenarium
MANAUS – Antes ignorados na famosa data de vendas com descontos “irresistíveis”, os alimentos assumiram agora um lugar de destaque no ranking dos preferidos da Black Friday. A alta no preço dos alimentos, durante o governo Bolsonaro, chamou a atenção dos comerciantes que resolveram ganhar mais clientes fazendo campanhas na Black Friday de 2021. Em Manaus, algumas redes varejistas confirmaram as promoções para esta sexta-feira, 26, entre elas o Carrefour.
O diretor de marketing da rede de supermercados, Daniel Milagres, confirmou a redução nos preços durante o período da Black Friday. “Nesse momento em que as famílias estão sendo afetadas pela queda do rendimento e alta do custo de vida, temos ofertas em alimentos e não alimentos. É um momento em que o bolso do cliente está apertado”, relatou a um portal local.
Desconfiança e pouca empolgação
As promoções da data, que segue a lógica simples do aumento das vendas por intermédio da concessão de descontos em um único dia, não atingiram a empolgação dos anos anteriores. O trabalhador vai usar a data como complemento do que perdeu e não na compra de itens extras, na mesa ou debaixo da árvore de Natal. A empregada doméstica Maria Silva*, que sobrevive com o salário ganho no único trabalho, relatou, em tom de tristeza, que precisa escolher, quando chega o fim do mês, se come ou se paga o aluguel da casa, onde mora com os filhos e o marido. “Com essas promoções eu vou conseguir, pelo menos, comprar mais coisas para a minha casa, para que no Natal eu tenha algo para alimentar os meus filhos de forma mais digna”, contou.
Um levantamento feito pela equipe de reportagem da CENARIUM, com base em dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontou que, com o valor de R$ 400 disponibilizado pelo programa Auxílio Brasil, oferecido pelo governo federal, é possível comprar apenas 67% de uma cesta básica no Brasil.
A recente pesquisa foi feita em 17 capitais do País. De acordo com o custo médio da cesta básica, 16 cidades registraram aumento e somente Recife teve uma diminuição, de -0,85%. E as cidades de Vitória, com 6%, Florianópolis, com 5,71%, Rio de Janeiro, com 4,79%, Curitiba, com 4,75%, e Brasília, com 4,28%, registraram as maiores elevações.
Segundo levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o ritmo da inflação tem sido um obstáculo à alta no volume de vendas, mesmo quando se trata do contexto da pandemia da Covid-19. No início do período pandêmico, o e-commerce brasileiro cresceu em uma taxa anual de 14,1%. Já de acordo com o levantamento baseado nas emissões de notas fiscais eletrônicas, esse ritmo saltou para 46,2%.
Black Friday
Conhecida como “sexta-feira negra”, a Black Friday inaugura a temporada de compras natalícias com diversas promoções nas lojas. A festividade começou nos Estados Unidos e foi adotada, posteriormente, por diversos países. A data, em 2021, é uma das mais importantes para o setor varejista, com oportunidades para quem pretende economizar e para os comerciantes que pretendem recuperar o lucro que perderam durante a pandemia da Covid-19.
(*) Maria Silva – a entrevistada preferiu não se identificar.