Após explosão de gás em condomínio de Manaus, especialista dá dicas para evitar acidentes em casa

Explosão ocorrida em um condomínio em Manaus, nesta quarta-feira, 24. (Reprodução/Internet)

25 de fevereiro de 2021

12:02

Bruno Pacheco

MANAUS – Um especialista entrevistado pela CENARIUM nesta quinta-feira, 25, alerta sobre o uso correto de botijões e do sistema de tubulação do fluido gasoso em residências. O tema surge após uma explosão ocorrida em um condomínio em Manaus, nessa quarta-feira, 24, que pode ter surgido pela falta de manutenção dos equipamentos.

O sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Ewerton Augusto, afirmou que em casos de vazamento de gás, os moradores devem permanecer fora de casa, justamente para evitar acidentes e evitar a inalação, que pode gerar perda de consciência ou morte por envenenamento do produto tóxico.

Sargento do Corpo de Bombeiros, Ewerton Augusto (Bárbara Costa/Divulgação)

“A recomendação para a comunidade em geral é que se mantenha as portas e janelas abertas, ligue para o 193, número para contato do Corpo de Bombeiros. Aguardar na área externa da residência, em um local aberto e afastado, até que a equipe de emergência chegue para iniciar os procedimentos de segurança”, disse o sargento.

A explosão

O acidente com o material gasoso ocorreu no condomínio Verona, no quilômetro 2 da rodovia federal que liga Manaus à capital Boa Vista, no Estado de Roraima. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas ficaram feridas: uma foi encaminhada para o Hospital 28 de Agosto com 80% do corpo queimado; além de outra que não precisou de hospitalização.

Defesa Civil também esteve presente no local da explosão. (Divulgação/CBMAM)

A explosão assustou moradores do local e motoristas que passavam pela rodovia no momento do acidente. No total, oito apartamentos de um bloco foram afetados. Os destroços do prédio atingiu um veículo, que ficou entre os escombros. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a situação da unidade residencial após a tragédia.

O CBMAM informou que ainda não é possível afirmar as reais causas do acidente, porque aguarda o laudo final da análise técnica. No entanto, os investigadores trabalham com a hipótese de vazamento de gás encanado do edifício, além da possibilidade da falta de energia, cujo retorno da luz pode ter gerado uma faísca, se alastrando pelo composto químico até o estouro.

Veja o vídeo

Gravações mostram o estrago causado pela explosão no condomínio. (Reprodução/Redes Sociais)

Cuidados

A prevenção é a principal forma para evitar acidentes com materiais gasosos. De acordo com o sargento Ewerton, os sistemas de gás devem ser acompanhados desde os contratos com o condomínio e a fornecedora do material até as manutenções dentro de casa feitas pelos moradores.

“No caso de gás canalizado, é necessário uma manutenção periódica para evitar vazamentos. No uso de botijões, é preciso atenção da população quanto a troca das mangueiras para gás, pois as mesmas têm validade. Ao perceber um vazamento, jamais ligar qualquer aparelho, pois o ato pode causar uma centelha, uma faísca, possibilitando a explosão”, salientou.

Ewerton Augusto reforçou ainda que é comum que haja vazamento de gás e frisou a segurança do gás canalizado. Segundo ele, o sistema é o que menor representa riscos à população. “Nesses casos, os acidentes geralmente ocorrem por uma falha do equipamento dentro das residências, das pessoas não observarem o período da troca da mangueira”, destacou o bombeiro.

“O canalizado tem uma central de gás, que fica na parte externa do apartamento, em uma área ventilada. Se houver vazamento, não vai acumular gás internamente, por isso é mais seguro. A falha pode ser causada justamente pela negligência, pois sem a troca da mangueira, o risco de acidente é eminente”, detalhou o profissional.

Outra dica para prevenir acidentes é desligar o regulador da botija de gás caso o morador precise se ausentar fora de casa por um longo período. Como em casos de viagem. “Desligue o registro para evitar quaisquer surpresas de possíveis vazamentos dentro de casa”, finalizou.