21 de junho de 2024
14:06
Raisa Araújo – Da Cenarium
BELÉM (PA) – Em meio às celebrações juninas, os cortejos do “Arrastão do Arraial do Pavulagem”, uma das maiores manifestações culturais da região amazônica, voltam às ruas de Belém. Os arrastões do Boi ocorrem nesse domingo, 23, e nos 30 de junho e 7 de julho, com expectativa de receber cerca de 35 mil pessoas na avenida Presidente Vargas, no centro da cidade, em pernas de pau e outros elementos circenses, ao ritmo de quadrilha, xotes, retumbão e carimbó. No último dia 16, foi realizada a primeira edição.
Com o tema “Arraial do Saber”, o grupo promete tocar sucessos aclamados pelo público e também músicas inéditas, como “Boi da Estrela” e “Bordado de Flor”, lançadas nas plataformas digitais no último dia 14. O presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva, afirma que a empolgação pelos Arrastões “está lá no alto” há semanas, e o maior objetivo é realizar uma celebração para pessoas de todas as idades.
“O Boi Pavulagem é um brinquedo encantador e cativante. Por isso que, quando chega essa época, é um momento de alegria para a nossa cidade, para o nosso povo paraense. Nosso sentimento de fazer parte já tem 37 anos de história. Aprendemos e aprimoramos ao longo do tempo, e isso se tornou nossa escola. Vejo com orgulho o quanto caminhamos e aprendemos. E acredito que o Pavulagem nunca morrerá. A dedicação dos novos integrantes é a mesma que sempre tivemos, e essa brincadeira é a nossa vida e nossa oportunidade de praticar o bem”, comenta o dirigente.
O espetáculo começa com a Roda Cantada, às 9h, em frente ao Theatro da Paz. Às 10h, o cortejo sai, desce pela avenida Presidente Vargas e segue pela rua Municipalidade, chegando depois à Praça Waldemar Henrique, onde a banda Arraial do Pavulagem se apresenta com convidados especiais. A criação e produção do 37º Arrastão do Pavulagem é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia.
Recorde de brincantes
Depois do processo de formação de brincantes, que começou em maio com a realização de oficinas e teve sequência com os ensaios para os cortejos, o Batalhão da Estrela está ensaiado para fazer a festa quebrando recordes.
Serão mais de 1.100 pessoas (68% mulheres) prontas para fazer o espetáculo – entre brincantes de perna de pau, dança e percussão, além de músicos de instrumentos de sopro, banjo e outros. Também estarão presentes no cortejo, em seções diferentes: os Cavalinhos (crianças que participam sob supervisão de adultos), os Vaqueiros e figuras inspiradas em festejos juninos tradicionais – como o Pirô, os Cabeçudos e, claro, o Boi Pavulagem.
Em torno de 400 brincantes (entre crianças e responsáveis) estarão nos Cavalinhos da Campina (área em que saem as crianças e PCDs), a primeira seção, que abre o cortejo. Essa inclusão é uma parceria com o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) e o Grupo Mundo Azul.
História do Pavulagem
O Grupo Arraial do Pavulagem, fundado em 1987 em Belém, no Pará, é uma importante manifestação cultural que preserva e difunde a cultura popular paraense, incluindo carimbó, boi-bumbá e lundu. Inicialmente, o grupo realizava pequenos cortejos aos domingos na Praça da República, culminando em shows em frente ao Teatro Waldemar Henrique. Os músicos Ronaldo Silva, Júnior Soares, Marcelo Fernandes, Rubens Stanislaw, Edgard Júnior, Nazareno Silva e Rafael Barros atraíram a atenção do público e divulgaram a cultura popular.
Com o tempo, os cortejos cresceram, envolvendo cada vez mais pessoas nas ruas de Belém, tornando-se uma grande festa popular ao ar livre. O Arraial do Pavulagem mistura tradição e contemporaneidade, oferecendo um espetáculo diversificado com músicas, danças, teatro e histórias do povo paraense.
O grupo se transformou em um evento aguardado no calendário cultural de Belém, com um público fiel e entusiasta. Em 2003, foi fundado o Instituto Arraial do Pavulagem para valorizar e preservar a cultura popular da Amazônia, desenvolvendo atividades socioculturais que fortalecem a identidade cultural dos participantes.
Veja 10 dicas para curtir os Arrastões do Pavulagem:
1- Te alimenta bem antes de ir;
2- Usa roupas e calçados leves;
3- Capricha no protetor solar (e no chapéu Pavulagem);
4- Te hidrata! Tomar bastante água é essencial. Os Arrastões do Pavulagem terão um ponto de hidratação (Local: rua Frei Gil com a rua Municipalidade);
5- Joga o lixo no lixo. Vamos fazer um cortejo limpo;
6- Fica atento aos teus pertences;
7- Não te afasta das crianças pelas quais tu és responsável. Em caso de crianças perdidas, mantém a calma e pede apoio dos órgãos responsáveis (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Instituto Arraial do Pavulagem);
8- Respeita o espaço do Batalhão da Estrela. Os brincantes precisam ficar livres na hora do cortejo pra fazer a festa;
9- Cuidado com os pernaltas. Mantém uma distância segura e evita acidentes;
10- Canta e dança respeitando o espaço de todos os brincantes (principalmente os Pernaltas).