AstraZeneca vencida foi aplicada em 31 municípios do AM; no Pará, mais de 2.600 doses estavam fora do prazo

Somente em Manaus foram 86 doses aplicadas (Fabio Nunes Teixeira/Reprodução)

03 de julho de 2021

10:07

BELÉM/PA – Pelo menos 594 doses do imunizante AstraZeneca com a validade vencida foram aplicadas em pessoas da capital do Amazonas e de 31 municípios do interior do Estado. Somente em Manaus foram 86 doses aplicadas. As informações são do jornal A Folha de São Paulo.

Ao todo, 26 mil doses vencidas foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.

A capital paraense também aparece na relação de cidades que receberam lotes vencidos do imunizante, com um total de 2.673 vacinas.

No Amazonas, FVS assegura que vacinas foram aplicadas dentro da validade

Na nota emitida na tarde desta sexta-feira, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas esclarece que todos os lotes de vacina que foram encaminhados pelo Ministério da Saúde, via Programa Nacional de Imunização (PNI), foram distribuídos em tempo oportuno aos municípios, que são os responsáveis pelo armazenamento, aplicação e informação oficial do Ministério da Saúde.

A FVS-AM realiza o monitoramento junto às Secretarias Municipais de Saúde em relação ao controle de estoque de vacina, de acordo com lote e data de vencimento e, não há registro, por estas secretarias, de aplicação de doses com data de validade vencida.

No entanto, a coordenação estadual do PNI está monitorando, junto aos municípios, para verificar se pode ter ocorrido falha de registro no sistema de informação; e quais as medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise.

Diretor da FVS-PA nega

“Nenhuma dose contra Covid-19 aplicada em Belém estava vencida”, foi o que afirmou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Belém, Claudio Guedes Salgado, após registro do sistema de informações sobre a vacinação, divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), ter apontado que havia oito lotes vencidos da vacina Oxford/AstraZeneca que teriam sido aplicados em cidades brasileiras.

Claudio Salgado concedeu entrevista na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) após polêmica. (Foto: Danilo Alves)

Claudio explicou que o lote 4120Z005, com nove mil doses da Oxford/AstraZeneca, foi recebido pelo governo do Estado no início de fevereiro e, pelo menos três mil delas, distribuídas para Belém. Ele garantiu que todas as doses foram aplicadas em profissionais da saúde antes do dia 14 de abril, data do prazo de vencimento dos imunizantes. 

“Com certeza, houve um erro de registro no sistema, porque na época em que nós realizamos estas aplicações, o monitoramento de doses aplicadas era realizado manualmente. Como a remessa foi voltada para profissionais da saúde, nenhuma dose foi desperdiçada, muito menos ficou vencida. Com certeza, um equívoco que causou bastante desconforto entre a população”, disse. 

Marabá também nega aplicação de doses vencidas 

A Secretaria de Saúde de Marabá informou, na tarde desta sexta (02), que, diferente do que foi apontado em reportagem, não está entre os municípios que teriam aplicado dose vencida da vacina Astrazeneca. Segundo o município, ocorreu um erro de digitação no sistema, dando a entender que apenas um paciente teria sido vacinado fora do prazo de validade dos lotes. “Imediatamente, foi feita uma busca ativa no sistema, fazendo a correção do erro de digitação”, destacou a prefeitura.

Em nota, a secretaria disse que recebeu 1.740 doses do lote 4120Z025 (AstraZeneca) e que elas foram aplicadas do dia 3 a 6 de março e no dia 1º de abril de 2021, dentro do prazo de validade do imunizante. Do lote CTMAV501 (AstraZeneca) com validade para 30 de abril, Marabá recebeu 5.920 doses, que foram aplicadas entre os dias 1º e 31 de março de 2021 e de 1º a 30 de abril, dentro do prazo de validade do lote. O lote seguinte n. 4120Z005 (Astrazeneca), com 1.510 doses, foi aplicado no dia 29 de janeiro e, também, de 1º a 26 de fevereiro, 5 de março e 1º de abril, dentro do prazo de validade.