Atleta de Benjamin Constant vence competição mundial de Luta Olímpica, na Sérvia

Atleta Ananda de Souza, de 15 anos, natural de Benjamin Constant (Divulgação/Assessoria)

05 de outubro de 2021

14:10

Victória Sales – Da Cenarium

MANAUS – A atleta Ananda de Souza, de 15 anos, natural de Benjamin Constant (AM) conquistou medalha inédita na Europa, durante campeonato Mundial de Luta Olímpica, na Sérvia. Ananda chegou ao município na terça-feira, 28, em um carro aberto e desfilou pela cidade, e logo após recebeu uma homenagem no auditório do Centro da Convivência da Família. Ananda faz parte do projeto Bom de Luta no município.

Segundo a atleta, esse campeonato foi muito importante, pois ela nunca se imaginou em outro País. “Eu tive novas experiências, Agora se Deus quiser, vou para o Pan-Americano e vou conhecer o mundo todo, quero que Benjamin Constant seja muito conhecida. Minha cidade é pequena, mas eu quero que ela seja muito conhecida e o meu sonho é participar das Olimpíadas”, afirmou.

Ananda conta ainda que está muito grata de ter conhecido outro País e de ter vivido outras experiências. “Estou feliz em sentir algo novo na minha vida, de viver experiências que eu nunca tinha sonhado em viver”. Questionada sobre o que a atleta queria ser se não fosse lutadora, Ananda afirma: “Antes de eu pensar na luta olímpica, eu pensava em ser advogada ou policial”, completou.

As crianças e adolescentes esportistas, também do projeto, chegaram junto de Ananda carregando um total de 20 medalhas conquistadas em competições nacionais e internacionais. Eles foram recepcionados pela população. Os atletas participaram da Primeira Etapa Regional do Campeonato Brasileiro de Wrestling e trouxeram 10 medalhas de ouro, 7 de prata e 2 de bronze.

Atletas do programa chegando Benjamin Constant. (Divulgação)

Conquista

Ao chegar da Europa, a atleta destacou que o esporte transformou a vida e a rotina. “Descobri o projeto Bom de Luta por meio do marido da minha irmã. Ele me convidou, vim assistir, e no mesmo dia o professor me chamou e convidou para um treino. Eu fui e ele me chamou para retornar no outro dia. Ele gostou da minha desenvoltura e eu dei continuidade. A luta mudou toda a minha vida. Já fiz capoeira, gosto muito, mas a luta olímpica mudou tudo. Estou com a minha vida bem corrida entre treinos e estudo, mas estou dando conta”, contou.

Para conquistar esse destaque internacional, a atleta afirmou que precisou redefinir a rotinha de treinos. “Meu treino é diário. Preciso treinar todo dia. Durante a pandemia, eu ia duas vezes na semana para aula e vinha pela manhã e tarde treinar. Hoje em dia eu consigo imaginar eu participando de uma Olimpíada”, destacou Ananda.

Pan-Americano

Entre uma das principais competições de Ananda, a atleta afirma que no próximo mês estará indo ao México para participar dos jogos Pan-Americano. “Nunca imaginei conhecer outro País, conhecer novas experiências, mas, agora, se Deus quiser, vou para o Pan-Americano, vou conhecer o mundo todo. Minha cidade é muito pequena, mas eu quero que o mundo todo conheça Benjamin Constant. Poder chegar em um país diferente por meio da luta foi uma honra. Senti algo novo, foi muito bom”, finalizou Ananda.

Projeto

O projeto Bom de Luta traz como ferramenta a inclusão e transformação social de crianças e adolescentes. O programa foi criado em 2017 e já projetou atletas de Benjamin Constant em competições nacionais e internacionais. A ideia foi coordenada pela Secretaria de Assistência Social e vem mudando a vida de diversos jovens do munícipio.

Três atletas já foram selecionados para o Bolsa Atleta do Governo Federal, em razão dos resultados alcançados. Outros dez atletas recebem o Auxílio Emergencial Esportivo do Governo do Estado. A luta greco-romana tem origem na Grécia Antiga e fazia parte do pentatlo. O esporte usa muita força física e estratégia, sendo as duas principais qualidades que um atleta de luta greco-romana deveria ter para ser bem-sucedido nos tempos iniciais deste esporte.