Menu

Sociedade Bolsa de Valores de SP retira touro de ouro após multa e manifestações

Touro de ouro exposto em frente à B3, Bolsa de Valores de SP. (Reprodução/ Twitter)

Wesley Diego – Da Revista Cenarium

SÃO PAULO – O touro de ouro que estava instalado em frente à B3, Bolsa de Valores de São Paulo, foi recolhido por decisão da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão ligado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo. Em reunião realizada nessa terça-feira, 23, os integrantes da comissão entenderam que a obra de arte não tem licença e julgam que a peça caracteriza publicidade.

Por 5 votos a 4, decidiu-se que o touro infringe a lei da Cidade Limpa, regras que proíbem propagandas, outdoors, faixas ou quaisquer peças publicitárias sem autorização. A lei está em vigor há 15 anos na capital paulista e mudou completamente a paisagem da cidade valorizando a vista natural da metrópole. Além de ser obrigada a retirar o objeto imediatamente, a B3 receberá uma multa determinada pela subprefeitura da Sé, bairro central de São Paulo onde está localizada a instituição financeira.

Retirada do touro de ouro. (Reprodução/ Twitter Pablo Spyer)

A obra foi associada a uma das marcas de seu idealizador, Pablo Spyer, apresentador da Joven Pan e proprietário da empresa de educação financeira “Vai Tourinho”. Havia uma placa na obra com a frase e um QR Code que encaminha para o site da B3. O artista Rafael Brancatelli, autor da criação, acompanhou o julgamento no CPPU e chegou a sugerir a retirada da placa na tentativa de salvar sua obra.

Placa presente na obra. (Reprodução/ Redes Sociais)

O touro

A peça de arte foi um presente do empresário Pablo Spyer para a Bolsa de Valores de São Paulo. Inaugurada no dia 16 de novembro, o touro vinha encarando uma chuva de críticas de movimentos sociais e chegou a sofrer ataques de ativistas como na última quinta-feira, 18, quando o monumento amanheceu pixado. O ato teria sido feito por manifestantes de esquerda. Logo após a remoção, por volta das 22h de ontem, a calçada da B3 foi vandalizada com tinta vermelha.

A estátua de São Paulo foi inspirada em um outro monumento similar que está localizado na Bolsa de Valores de Nova York e fez com que diversos touros fossem espalhados pelo mundo. Em um movimento com a cabeça, o touro tende a jogar adversários para cima, o que representa os períodos de alta das bolsas.