Cidade consegue lotar arena que Alberto Neto esvaziou com Bolsonaro em Manaus

Lançamento da candidatura de Roberto Cidade neste sábado, 3, e evento de Bolsonaro em 3 de maio (Composição de Weslley Santos/CENARIUM)

03 de agosto de 2024

19:08

Adrisa De Góes – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O lançamento da candidatura à Prefeitura de Manaus do deputado estadual Roberto Cidade (UB), realizado neste sábado, 3, reuniu mais de 30 mil pessoas, segundo a organização, na Arena Amadeu Teixeira, na Zona Centro-Oeste da capital amazonense. Em 3 de maio deste ano, o local recebeu cerca de quatro mil participantes no evento que oficializou a pré-candidatura do deputado federal Alberto Neto (PL) ao Executivo municipal, e ficou esvaziado, mesmo com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lançamento da pré-candidatura de Roberto Cidade, realizada neste sábado, 3, na Arena Amadeu Teixeira (Reprodução)

A candidatura de Cidade conta com o presidente do Partido Progressistas (PP), Coronel Menezes, como candidato a vice-prefeito. Amigo, aliado e compadre de Bolsonaro, Menezes aproveitou a convenção para desafiar o ex-presidente a lotar a Arena da Amazônia em uma próxima visita à capital amazonense, em referência ao evento esvaziado de Bolsonaro na cidade, realizado em maio.

“Eu vou fazer um vídeo, que quero mandar pro presidente, para que o Bolsonaro, da próxima vez que vier a Manaus, ele fale com o nosso grupo, se ele quiser encher a Arena da Amazônia”, disse o candidato no ato de oficialização da campanha.

Evento de Bolsonaro em 3 maio, em Manaus (Reprodução)

Neste sábado, também ocorreu o lançamento oficial da candidatura do parlamentar federal, desta vez no ginásio do Sesi Clube do Trabalhador, na Zona Leste de Manaus, um espaço menor em relação ao primeiro evento. Organizadores da convenção partidária informaram à CENARIUM que cerca de 5 mil pessoas compareceram ao encontro, marcado por uma série de espaços vazios em meio à plateia.

Analistas políticos ouvidos pela reportagem afirmam que o contraste entre os públicos aponta para o cenário desenhado pelo eleitorado da direita em Manaus, que parece não ter escolhido o candidato de Jair Bolsonaro para o comando da Prefeitura de Manaus.

Lançamento da candidatura de Alberto Neto no Sesi Clube do Trabalhador (Marcela Leiros/CENARIUM)

Em março deste ano, Bolsonaro anunciou apoio a Alberto Neto (PL) nas eleições ao Executivo municipal, o que causou a saída de Menezes do PL, até então cotado para anunciar uma candidatura majoritária pela sigla. Após ser deixado de lado pelo ex-presidente, Menezes se filiou ao Progressistas, em abril, e foi anunciado vice na chapa de Cidade, no último dia 30.

“Quero agradecer ao meu querido amigo Roberto Cidade, já somos amigos a bastante tempo, primeiro pelo convite, segundo pela confiança de ter me convidado para ser o candidato a vice-prefeito da sua chapa. Nós estamos prontos para mudar Manaus”, afirmou Menezes na ocasião.

Coronel Menezes e Jair Bolsonaro (Marcos Corrêa/Presidência da República)
Pesquisa

Nova pesquisa divulgada pelo instituto Real Time Big Data, nessa sexta-feira, 2, aponta um novo cenário para o segundo turno na disputa pela Prefeitura de Manaus. De acordo com o levantamento, o pré-candidato Roberto Cidade (17%) aparece tecnicamente empatado com o candidato do Cidadania, Amom Mandel (23%), no limite da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais e para menos.

O levantamento segue a tendência da mudança de configuração do cenário eleitoral, como mostraram as últimas pesquisas dos institutos Pontual e Direto ao Ponto. Os levantamentos apontaram uma queda contínua de Amom na corrida pelo segundo lugar, enquanto Roberto Cidade se aproxima cada vez mais da posição que pode levar o candidato a disputar o segundo turno contra o atual prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição pelo Avante, David Almeida (26%).

Candidato do PL, Alberto Neto aparece na quarta posição na sondagem de opinião, com 9% das intenções de voto. A pesquisa, encomendada pela Tv Record, foi registrada no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 04242/2024 na quarta-feira, 31.

Leia mais: Com deputado Alberto Neto, bolsonarismo regride nas eleições em Manaus