Com foco na investigação de crimes de corrupção, delegacia é inaugurada no AM

Além de fiscalizar, a delegacia desenvolverá também ações de repressão e prevenção ao crime, com apuração especializada no combate à corrupção (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

05 de outubro de 2020

11:10

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um mês e meio após ser anunciada, a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Decor), da Polícia Civil do Amazonas, foi inaugurada nesta segunda-feira, 5, pelo governador Wilson Lima (PSC), na avenida Professor Nilton Lins, no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus. A unidade estará focada investigar crimes de corrupção praticados contra administração pública e apresentá-los à Justiça.

“É mais um indicativo de que o Estado está no caminho certo na construção de políticas públicas. A delegacia vai, não somente apurar e investigar, mas também vai auxiliar órgãos de controle, como é o caso do Ministério Público, TCE [Tribunal de Contas do Estado], da própria Justiça. É uma estrutura que a gente se orgulha”, disse o governador.

A delegacia desenvolverá também ações de repressão e prevenção ao crime e terá como titular o delegado Guilherme Torres, que possui experiência profissional na Polícia Civil.

A população que deseja fazer denúncias na unidade pode comparecer à sede da Decor, ou ligar para os números 181 e 190, cujas demandas serão encaminhadas para o Centro de Atendimento da Polícia que realizará as diligências cabíveis.

Para o governador, a delegacia será mais um instrumento importante para fiscalização dos recursos públicos (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Segundo o governador, a unidade irá contar com o apoio do Governo Federal, que destinou o auxílio de R$ 300 mil para equipar a delegacia. “Esse gesto do Governo do Amazonas em criar a delegacia é também uma condicionante para que outros programas de segurança pública do Governo Federal sejam demandadas aqui no Estado”, destacou Wilson Lima.

De acordo com a delegada-geral de Polícia Civil, Emília Ferraz, a delegacia terá a capacidade de atender todos os municípios do interior do Amazonas que tiverem casos de denúncias contra a corrupção.

“Temos a capacidade não só de trazer pessoas para serem ouvidas [na delegacia], como também de deslocar equipes para os municípios. Não vamos ter problemas na comunicação, porque outra forma de fazer denúncias também é por meio da internet, na delegacia interativa”, enfatizou Emília.

Para o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, a delegacia irá facilitar o trabalho da polícia em relação a investigação. Segundo ele, além de fiscalizar, é preciso que haja um trabalho de conscientização com os entes públicos.

“Essa delegacia vai ter os olhos da mesma maneira para o corrupto e para o corruptor. Além da fiscalização, nós precisamos fazer um trabalho de conscientização com os entes públicos em relação a fiscalização em geral”, pontuou.