Com modificações por conta da pandemia, organização do ‘Festival Afro Amazônico de Yemanjá’ confirma realização do evento

28 de dezembro de 2021

21:12

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS — A partir das 18h desta quarta-feira, 28, parte da Praia da Ponta Negra estará pronta para aqueles que queiram fazer as tradicionais oferendas de final de ano, no 11º ‘Festival Afro Amazônico de Yemanjá’. A informação foi confirmada pela organização do evento no final da tarde desta terça-feira, 28, após reuniões que definiram mudanças e adaptações por conta da pandemia de Covid-19.

“Teremos um lugar reservado para as oferendas que é o tradicional espaço de 75 mil metros quadrados ao lado do Tropical Hotel. Das 18h do dia 29 até as 8h do dia 31, o espaço ficará aberto para fazerem suas oferendas. À noite, as pessoas terão acesso à água apenas para isso. Aos que desejarem tomar banho para purificação, recomendamos que façam nas primeiras horas do dia, até no máximo as 17h, pois aí não haverá interdição. Teremos o cuidado para que cumpram as normas, muito embora saibamos que há aqueles que tomam banho à noite, mas será possível no espaço reservado para a sacralidade”, explica o coordenador-geral da Associação de Desenvolvimento Sociocultural Toy Badé / Aratrama,  Xɛ́byosɔnɔ̀n Alberto Jorge Silva.

Orientações

Alberto Jorge revela que por conta da preocupação com a atual situação sanitária não há a possibilidade de realizar um evento com grande concentração de pessoas. A recomendação para os que forem até o local são as de praxe; o uso de máscara, álcool em gel, esquema vacinal completo e o cumprimento de não entrar na água (apenas para concretizar a oferenda), evitando assim, aglomerações.

“É válido destacar que Manaus é uma das poucas capitais do Brasil que neste final de ano estará garantindo a acessibilidade ao espaço público com segurança e tranquilidade para a manifestação cultural e religiosa. Dessa forma, a gente, de fato, não deixa a 11º edição do festival morrer”, ressalta Pai Alberto.

A primeira edição do evento acolhendo a diversidade foi em 2019 (Reprodução/ Divulgação)

Pluralidade e atrações

Para o dia 31 de dezembro, segundo o coordenador, a partir das 21h, haverá uma live transmitida direto da Associação de Desenvolvimento Sociocultural Toy Badé / Aratrama. Na programação, atrações musicais com artistas locais promovem a diversidade, uma das marcas registradas do evento.

Cantores como Márcia Novo, Sissi e Fefa, Malungo Dudu e Anne Colares já estão confirmados para a live que ainda terá o link divulgado nas mídias e redes sociais. “Serão apenas os artistas e convidados que estarão participando, ainda vamos divulgar o link. Nós teremos músicas bem na pegada de axé, terreiro e manteremos essa nossa linguagem de acolhimento e respeito à diversidade. Neste ano, a estrutura é pouca, mas a tradição segue firme”, afirma Alberto Jorge.

Em Manaus, segundo registros históricos, a prática de levar oferendas às águas, na virada do ano, ocorre há mais de seis décadas. Devido à pandemia, o ato, que expressa a fé e os anseios por boas energias na virada do ano, não pôde ser realizado em 2020.

Serviço:

11° Festival Afro Amazônico de Yemanjá
Oferendas na Praia da Ponta Negra, no área reservada após o posto do Corpo de Bombeiros
Dias:
29/12, a partir das 18h;
30/12, o dia todo e à noite;
31/12, encerramento do acesso à praia, a partir das 8h.

Live com apresentações artísticas e musicais.
Início: Às 21h.
Local: Associação de Desenvolvimento Sócio Cultural Toy Badé / Axɔ́súxwé Mina Gɛgi Fɔn Vodún Xɛ́byosɔ Toy Gbadɛ́