Menu

Economia Com potencial de empreendedorismo na Amazônia, evento mundial é realizado em Manaus

The vice-president of CRA-AM, Jorge Campos. (Reproduction/Personal archive)
Marcela Leiros – Da Agência Cenarium

MANAUS – Manaus, a capital do Amazonas, é uma das cidades do País a receber o evento mundial Semana Global do Empreendedorismo (SGE) nesta quinta-feira, 18. O evento será realizado no Teatro Direcional do Manauara Shopping, na avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, das 10h às 22h, e terá como palestrante o professor titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e vice-presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), Jorge Campos, falando sobre novos modelos de negócio.

O evento é realizado pelo CRA-AM e Sebrae-AM e voltado para empreendedores, potenciais empreendedores, profissionais e estudantes. Para Campos, a Amazônia é uma região cheia de oportunidades para os empreendedores, mas é preciso mudar ou aprimorar a mentalidade da população.

“Empreender, sobretudo em uma região como a nossa, em Manaus, com a Floresta Amazônica, cheio de oportunidades e ambientes de negócio que podem ser aproveitados de forma correta, ambientalmente correta. Na minha palestra, eu vou trabalhar o perfil profissional que a pessoa deve ter para montar seu negócio, e em um segundo momento como a pessoa pode se reprogramar, mudar seu modelo mental para empreender”, explica ele.

As atividades contarão com certificação. As inscrições são individuais e gratuitas e podem ser feitas até depois do início do evento, mas para a palestra magna com o tema “Gameficação, uma estratégia de sucesso em gestão”, o participante deverá contribuir, espontaneamente, com um quilo de alimento não perecível. A doação é parte da Campanha Natal sem Fome, organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM).

Leia também: COP26: foco em bioeconomia é principal estratégia ambiental do Pará

Jorge Campos falará sobre novos modelos de negócio. (Divulgação)

Empreendedorismo no Brasil

Só no Brasil, a iniciativa empreendedora cresceu 75%, nos últimos 4 anos, sendo destaque mundial. Realizada em 180 países, a SGE oferta mais de 40.000 atividades em prol do empreendedorismo, no mundo todo, e o Brasil, por si só, realiza 20.000 desses eventos; portanto, a nação que mais estimula o empreendedorismo.  Só nos últimos 4 anos, mobilizou 3,5 milhões de pessoas, e a iniciativa brasileira já obteve 7 premiações internacionais.

“A minha geração só teve duas áreas para organizar a nossa vida profissional: ou procurava um emprego ou fazia um concurso público. Mas o Brasil já despertou, temos muitas pessoas empreendendo. Isso é para que nós possamos criar uma terceira opção, que é o empreender”, pontua Jorge, ainda, à CENARIUM.

Leia também: ‘Bicos’ de trabalho se tornam preferência no Brasil por flexibilização no horário e melhoria de renda

“Eu fico contente, porque o Brasil despertou para isso, sem contar que tem muitos especialistas e doutores, e doutoras, que a linha de pesquisa é o empreendedorismo. A mudança de mentalidade não é da noite para o dia, mas nós despertamos para o empreendedorismo. O que eu gosto muito de enfatizar é que nós temos o momento certo e estamos no lugar certo para empreender, aqui na floresta”, finaliza ele.

Confira a programação completa: