Concursos no PA: mais de 2,8 mil vagas são ofertadas em diferentes órgãos públicos

Enquanto isso, os médios e grandes negócios criaram 41,6 mil vagas no primeiro mês deste ano (Reprodução/O Globo)

10 de agosto de 2021

21:08

Danilo Alves – Da Revista Cenarium

BELÉM (PA) – Mais de 2,8 mil vagas de trabalho, em diferentes áreas de atuação no setor público, estão sendo disponibilizadas no Pará. Só nesta semana, 914 vagas foram anunciadas para a Secretaria de Estado da Saúde (Sespa) , Hospital Ophir Loyola (HOL), Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) e Fundação Santa Casa Misericórdia do Pará (FSCMPA), por meio de concurso público. Foi o que informou a Secretaria de Governo (Segov). 

Conforme a Segov, para o HOL serão ofertadas 121 vagas, 315 para Sespa, 219 para FHCGV e 250 para FSCMPA. O processo licitatório das vagas para área da Saúde será executado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), que trabalha seguindo todos os dispositivos legais para que os processos se iniciem em breve, visando mais oportunidades na atividade pública. Com os certames, um crescimento na geração de emprego e renda à população é garantido, além do incentivo ao ingresso na carreira pública por meio de concursos.

Concursos disponíveis em diversas áreas, no PA. (Foto: Divulgação/Agência Brasil).

A atual gestão prioriza mais melhorias na prestação de serviços à população em diversas áreas, entre elas, a Saúde, um dos pilares da sociedade, como serviço essencial que carece de importantes investimentos e possibilitam mais desenvolvimento ao Estado.

“A área da saúde merece a nossa devida atenção com investimentos e seguimos trabalhando de forma diligente para que todos tenham, cada vez mais, acesso a serviços de qualidade. A realização do concurso público faz parte da soma de ações da atual gestão, que busca mecanismos de avanços para a área. Estamos trabalhando para que em breve se iniciem os processos licitatórios dos certames”, disse Hana Ghassan, titular da Seplad. 

Em julho, foi anunciado o concurso da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), onde 1.945 vagas para o cargo de policial penal foram divulgadas. As inscrições no novo concurso devem ser feitas via internet, no endereço eletrônico do Centro de Extensão e Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Cetap), www.cetapnet.com.br, até o dia 8 de setembro de 2021.

O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 50 e o pagamento deve ser feito até o dia 9 de setembro. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher a região de lotação da vaga que pretende concorrer e pode pedir isenção da taxa o candidato que estiver inscrito no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for membro de família de baixa renda.

Conforme o edital publicado no final de junho, serão 1.646 vagas de preenchimento imediato e 299 para formação de cadastro reserva. Das 1.646 vagas imediatas, 1.292 são para candidatos do sexo masculino e 354 para o sexo feminino. Já no cadastro reserva (299), 234 serão para homens e 65 para mulheres. O cadastro reserva serve para futuras chamadas, dentro do prazo de validade do concurso, conforme a necessidade da Seap-PA (sem direito garantido de nomeação).

A nova carreira de Policial Penal exige apenas Ensino Médio completo, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias ‘A’ e ‘D’, idade de 18 anos, aptidão física, mental e psicológica e não ter antecedentes criminais, entre outros requisitos. O salário inicial é de R$ 2.810,00 em regime de escala, a ser definido após o ingresso no cargo.

As vagas estão divididas entre as regiões de Araguaia, Baixo Amazonas Caeté, Carajás, Guajará, Guamá, Lago Tucuruí, Marajó, Rio Capim, Tapajós, Tocantins e Xingu. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher o cargo e a região de lotação da vaga que pretende concorrer.