Coronel Menezes ‘requenta’ vídeos com apoio de Bolsonaro para salvar campanha eleitoral

Coronel do Exército tem usado sua influência com o presidente em busca de voto do eleitorado, mas modelo não tem alavancado (Reprodução)

04 de novembro de 2020

18:11

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Na onda conservadora que marcou as eleições 2018, o candidato à Prefeitura de Manaus, Coronel Menezes (Patriotas), tem apostado na imagem do presidente Bolsonaro (sem partido) para alavancar sua campanha na capital amazonense. Acontece que, mesmo com o apoio do presidente, o ex-superintendente da Suframa é um dos postulantes ao cargo alinhados a Bolsonaro que não tem conseguido despontar em pesquisas eleitorais, segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Em sua campanha, o coronel tem usado sua influência com o presidente em busca de voto do eleitorado. No dia 14 de outubro deste ano, o candidato compartilhou um vídeo agradecendo ao presidente e relembrando um momento em que estava no Japão, junto ao governo federal, em busca de investimento para o setor industrial.

No vídeo, gravado na época em que estava à frente da Superintendência da Zona Franca de Manaus, o coronel aparece ao lado de Bolsonaro, de quem é amigo pessoal e padrinho de casamento, e que enfatiza o trabalho realizado por Menezes no comando da Suframa.

Em outras ocasiões, trechos de falas antigas do presidente também têm sido usados para promover a campanha eleitoral do coronel do Exército, como no caso de um dos vídeos divulgados pelo candidato.

Em setembro, no dia em que oficializou sua candidatura à Prefeitura de Manaus, Menezes já havia garantido que teria o apoio do presidente, mesmo que à época Bolsonaro tenha afirmado que não iria se envolver em candidaturas. O nome apoiado pelo presidente só foi oficializado no mês passado.

Contudo, a influência de Bolsonaro pouco tem ajudado. De acordo com a mais recente pesquisa Ibope de intenções de voto para a Prefeitura de Manaus nas Eleições 2020, registrada na Justiça Eleitoral com o número de identificação AM 2161/2020, Menezes ocupa o sexto lugar entre os 11 candidatos, com apenas 5% dos votos.

Para a Folha, o envolvimento tímido do presidente é explicado por conta de um possível receio de ter o nome ligado ao fracasso de bolsonaristas nas candidaturas às eleições municipais deste ano.

Em reportagem, o jornal apontou que, conforme pesquisas, em apenas três das 26 cidades brasileiras, candidatos a prefeito alinhados a Bolsonaro aparecem à frente no cenário eleitoral.

Bolsonaro, no entanto, conforme divulgou a Folha de S. Paulo, irá intensificar sua agenda política nas próximas duas semanas, na tentativa de estimular uma possível virada no cenário eleitoral.