Dia do Orgasmo: veja curiosidades e benefícios para ‘desfrutar’ do prazer

A celebração foi estabelecida em 31 de julho de 1999 por redes de sexyshops da Inglaterra (Reprodução/Internet)

31 de julho de 2021

16:07

Priscilla Peixoto – Da Cenarium

MANAUS – O dia 31 de julho é a data escolhida para celebrar um dos maiores momentos de prazer sexual do ser humano, o orgasmo. Para registrar a data, a CENARIUM conversou com uma psicóloga e sexóloga para saber os benefícios que o orgasmo pode proporcionar à saúde e ao bem-estar, além de explorar curiosidades sobre o tema.

A celebração foi estabelecida em 31 de julho de 1999 por redes de sexyshops da Inglaterra no intuito de aquecer as vendas do produtos eróticos e promover o debate sobre as dificuldade de muitas pessoas em chegar ao ápice do prazer, de uma forma mais livre e sem tabu. De acordo com a sexóloga Neyla Siqueira, a comemoração é válida, pois coloca em pauta um assunto que naturalmente faz parte da vida.

“É um assunto que deveria ser até mais falado, pois também está ligado à saúde e ao nosso bem-estar. Infelizmente, ainda há uma certa vergonha boba e uma resistência em falar abertamente sobre o assunto. Perdemos com isso, pois a falta do diálogo fecha portas para novos conhecimentos, novos prismas e redescobertas que podem ser fundamentais para nosso cotidiano”, ressalta a sexóloga.

Benefícios

De acordo com a sexóloga, são vários os benefícios produzidos por conta do orgasmo. Dentre eles: a queima de calorias, regula o ciclo menstrual. Além de aumentar a imunidade, diminui o estresse, estimula a autoconfiança. Os benefícios melhoram o humor, reduz a ansiedade, promove o equilíbrio energético, reduz ansiedade e ainda estreita vínculos entre casais.

“É uma lista extensa de benefícios, vai além de alguns momentos de prazer. O reflexo de uma boa transa ou autoestímulo leva a estes efeitos positivos. Há um estudo realizado pela Wilkes University, nos Estados Unidos, onde aponta que uma vida sexualmente ativa aumenta os níveis do anticorpo chamado IgA, responsável pela proteção do organismo de infecções e gripes”, revela a especialista.

De acordo com o periódico acadêmico bimestral Psychological Reports, aqueles que fazem sexo com mais frequência apresentam 30% a mais de imunoglobina, anticorpos que atuam na defesa do corpo contra possíveis infecções.

O orgasmo traz inúmeros benefícios para a saúde (Reprodução/Internet)

Curiosidades

  • O orgasmo dura em média 5 a 23 segundos.
  • Um orgasmo libera descarga elétrica até 244 milivolts (Cinco orgasmos poderiam acender um lâmpada).
  • Musculação íntima (pompoarismo) auxilia a intensificar o orgasmo.
  • Homens também podem fingir orgasmo.
  • O orgasmo feminino depende muito mais de fatores emocionais e sociais.
  • Libera endorfina (responsável pela sensação de prazer) retardando ou aliviando dores.
  • Deixa a pele mais viçosa.
  • Orgasmos múltiplos existem. Apenas 10% das mulheres possuem predisposição para orgasmos múltiplos.
  • A dinamarquesa Deanna Webb detém o recorde mundial de 222 orgasmos em um mesmo dia.
  • Especialistas afirmam que orgasmo durante o sono é real.
  • O ápice do prazer do homem dura menos tempo da mulher.
  • Existem diversos tipos de orgasmos como clitoriano, vaginal, combinado, múltiplos, anal, cervical, ponto U, entre outros.

“São tantas curiosidades e possibilidades que precisaríamos de outra matéria para explicar, mas o lance é se permitir a abrir a cabeça e celebrar essa sensação de forma responsável mas que, de fato, seja prazerosa”, finaliza a sexóloga.