Doria repete modelo de Biden e quer mulher como vice na chapa presidencial

Segundo fontes ouvidas pela CENARIUM, o governador prefere indicar a secretária de Desenvolvimento Econômico Patricia Ellen como sua vice. (Divulgação)

20 de setembro de 2021

15:09

Wesley Diego – Da Cenarium

SÃO PAULO – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB/SP), se comprometeu a escolher uma mulher para compor a chapa presidencial, caso seja escolhido como candidato ao Planalto nas prévias do PSDB, nos mesmos moldes que o então presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ao anunciar Kamala Harris como sua vice. Ao final do evento PSDB Mulher, o governador declarou sua predileção por uma mulher como vice. “Iniciando a disputa presidencial, nós teremos uma mulher como candidata à vice-presidente da República pelo PSDB”.

João Doria confirma que chamará uma mulher para vice. (vídeo TV Cultura)

A ex-governadora do Rio Grande do Sul e presidente nacional do PSDB Mulher, Yeda Crusius, assumiu apoio ao governador. “Eu não tenho o menor problema de dizer que sou João Doria. Eu não fico em cima do muro”.

Doria, Yeda Cruisus e mulheres do movimento PSDB Mulher. (Facebook/ João Doria)

Para aliados de Doria, o apoio de Yeda é essencial por se tratar de uma liderança relevante do PSDB no RS, uma vez que o governador tem dificuldade de penetração no Estado, além de ter como adversário nas prévias o atual governador, Eduardo Leite (PSDB/RS).

Nesta segunda-feira, 20, é o dia das inscrições dos candidatos à prévia. É previsto que além de João Doria e Eduardo Leite, apresentem candidatura o senador Tasso Jereissati (PSDB/CE) e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB/AM). O pleito interno do partido acontece dia 21 de novembro.

Kamala brasileira

João Doria quer repetir o modelo de Joe Biden e indicar uma mulher à Vice-Presidência. Ao contrário dos Estados Unidos, onde o vice-presidente é também o líder do Senado, aqui no Brasil o vice tem um papel protocolar.

Segundo fontes ouvidas pela CENARIUM, apesar de Yeda Crusius estar em franca campanha para se tornar a vice de Doria, o governador prefere indicar a secretária de Desenvolvimento Econômico Patricia Ellen.

Desde o início da pandemia, Patrícia é um dos principais nomes do governo de São Paulo. Figura presente nas coletivas do governador, a secretária tem papel importante na organização e condução da reabertura das atividades de SP.

Patricia Ellen acompanhando uma das coletivas do governador. (Divulgação/Governo de SP)