‘É impossível ter duas CPIs ao mesmo tempo’, diz deputado do AM ao retirar assinatura de requerimento

O deputado Fausto Junior (MDB-AM) (Divulgação/Aleam)

07 de julho de 2021

19:07

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O deputado estadual Fausto Júnior (MDB-AM) anunciou na manhã desta quarta-feira, 7, que retirou a assinatura do requerimento que convocaria a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. A desistência foi feita em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e se referiu à tentativa de instalação de duas CPIs na Casa Legislativa.

O requerimento da CPI é de autoria do deputado Dermilson Chagas (Podemos) e foi assinado por Fausto na segunda-feira, 5. “Eu vou retirar a minha assinatura da CPI da Pandemia e vou aguardar que de forma amadurecida os colegas dessa casa se sentem e conversem, até porque é impossível ter duas CPIs ao mesmo tempo”, disse o deputado.

Sem a assinatura, a CPI da Pandemia ficou com seis assinaturas das oito necessárias para que a presidência da Casa leia o requerimento e instale a comissão. Já a CPI da Asfixia, cujo requerimento foi proposto pelo delegado Péricles Nascimento (PSL) nessa terça-feira, 6, tem sete assinaturas.

O deputado Fausto Junior na Assembleia Legislativa do Amazonas nesta quarta-feira, 7 (Reprodução/Youtube)

‘Racha’

A menção de Fausto se referiu à propositura de um novo requerimento, que causou desentendimento na Aleam ainda nessa terça-feira. Declarando independência aos deputados de oposição, o parlamentar afirmou não estar ligado a Eduardo Braga (MDB) e Amazonino Mendes (Podemos) e protagonizou discussão com Dermilson Chagas e com o deputado Wilker Barreto (Podemos).

“Eu não tenho que dar satisfação ao governador”, afirma Dermilson Chagas. Em resposta, o delegado declara. “Muito menos eu, você tem que dar ao Eduardo Braga, eu não tenho que dar nem ao Wilson, nem ao Eduardo Braga, nem ao Omar, essa é a nossa diferença. O senhor tem grupo político, eu sou totalmente independente”, ressaltou Péricles.

Nova investigação

Péricles surpreendeu a todos os outros deputados, incluindo seu grupo político, apresentando um novo pedido de instalação da CPI. Segundo o delegado, a comissão deve ter uma nova linha de investigação, que é voltada ao período em que faltou oxigênio em Manaus. Em contrapartida, os deputados Wilker Barreto e Dermilson Chagas pedem para que haja investigação de todo o período da pandemia da Covid-19 no Amazonas, e não somente de forma isolada.

A reportagem tentou entrar em contato com o deputado Fausto Junior via telefone e WhatsApp, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.