Eleições: secretários deixam cargos e PT define apoio à Prefeitura de Belém

Ursula Vidal e Cássio Andrade deixaram a titularidade de secretarias no Governo do Pará; Edmilson Rodrigues ganhou apoio do PT (Composição de Weslley Santos/CENARIUM)

07 de junho de 2024

14:06

Raisa de Araújo – Da Agência Cenarium

BELÉM (PA) – Com o fim do prazo de desincompatibilização para a disputa de cargos eletivos majoritários nas eleições municipais, nessa quinta-feira, 6, secretários do Governo do Pará deixaram as pastas e dão sinal de que podem concorrer à vaga de vice-prefeito na chapa do pré-candidato à Prefeitura de Belém apoiado pelo governador Helder Barbalho (MDB), Igor Normando (MDB).

Deixaram os cargos: a titular da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Ursula Vidal (MDB), e o titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Cássio Andrade (PSB). Os decretos foram publicados nos dias 4 e 5 deste mês, respectivamente, no Diário Oficial do Estado.

Sede da Prefeitura de Belém (Reprodução/Agência Belém de Notícias)

Ursula Vidal foi nomeada na Secult ainda no início da primeira gestão de Helder Barbalho, em janeiro de 2019. Nas eleições de 2022, ela saiu do cargo para concorrer ao cargo de deputada federal. Já Cássio Andrade foi deputado federal e deputado estadual pelo Estado, além de vereador na capital belenense.

PT define apoio

Além disso, em um cenário de intensa articulação, o prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) recebeu o apoio unânime do Partido dos Trabalhadores (PT) na pré-candidatura à reeleição. A decisão foi oficializada durante reunião no auditório do Sindicato dos Urbanitários, no último dia 28. O apoio fortalece a coalizão de centro-esquerda liderada pelo atual mandatário, que agora conta com a adesão de sete partidos.

A votação no Diretório Municipal do PT teve a participação de 46 dirigentes, dos quais 45 votaram a favor da aliança com Edmilson, enquanto um se ausentou por motivos de saúde. O presidente do Diretório Municipal do PT, Bira Rodrigues, explicou que os potenciais nomes para a vice-prefeitura ainda serão debatidos internamente e em conjunto com a federação (formada por PCdoB e PV) e com o PSOL.

Pesquisa Doxa

A quarta pesquisa oficial registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em Belém, revela a liderança do deputado federal Eder Mauro (PL), que alcança mais de 20% das intenções de voto. Em seguida, há um empate técnico entre Edmilson Rodrigues (PSOL), com 14,8%, e Igor Normando (MDB), com 14,4%.

O terceiro colocado é o deputado estadual Thiago Araújo (Republicanos), com 11,4%. Everaldo Eguchi (PRTB) aparece em quinto lugar, com 7,3%, seguido pelo radialista Jeferson Lima (Podemos), com 6,5%. Capitão Nassar (PL) tem 2,1%, enquanto Marcos Sousa (Agir) e Italo Abati (Novo) possuem, ambos, 1,2% das intenções de voto.

A pesquisa espontânea revelou um grande número de eleitores indecisos, indicando um cenário eleitoral ainda aberto em Belém. A pesquisa Doxa, registrada sob o nº PA-07388/2024, foi realizada entre os dias 28 de maio e 1º de junho de 2024, com uma amostra de 1.000 entrevistas. O nível de confiança é de 95%, com uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia mais: À CENARIUM, amazonense Márcia Kambeba fala sobre ser primeira indígena ouvidora na Prefeitura de Belém
Editado por Adrisa De Góes