Em Manacapuru, artistas promovem a 1ª edição do ‘Dança Mana’

O evento acontece nos dias 1º e 2 de outubro (Reprodução/Internet)

27 de setembro de 2021

20:09

Priscilla Peixoto – Da Cenarium

MANAUS – Com o intuito de promover e ampliar as vivências estéticas na área da dança, mais especificamente nas técnicas do ballet clássico, do jazz dance e da dança contemporânea, será realizada no município de Manacapuru (a 100 quilômetros de Manaus), a primeira edição do “Dança MANA[capuru]”. O evento será nos dias 1º e 2 de outubro, no auditório da Missão Global da Fé, localizado na Rua Raimundo Pacheco Teles, bairro São José.

De acordo com a produtora cultural e umas das responsáveis pelo O Dança MANA[capuru], Jaqueline Ferreira, a programação deve reunir artistas, professores e amadores que desejam trocar experiências e conceitos voltados ao universo da dança. “A ideia surgiu junto à professora Verlene Mesquita e o professor Álvaro Gonçalves, ao percebemos que os municípios de Manaus têm uma ampla atividade cultural, mas o acesso ao crescimento e estudo dessas artes, mesmo sendo próximo a Manaus, não existe essa troca”, conta Jaqueline.

O evento será gratuito e ao todo serão 95 vagas, divididas em diversas modalidades disponíveis. Na agenda estão previstas oficinas e rodas de conversas sobre o tema, tendo como um dos focos as potências e necessidades do cenário artístico local. “A roda de conversa contará com a presença de artistas locais sendo transmitida online e, posteriormente, será publicado um artigo a partir deste encontro”, detalha a produtora.

O evento é uma oportunidade para disseminar a temática e dar oportunidade de troca com a comunidade e os profissionais (Reprodução/Negrê)

Cenário promissor

A produtora cultural considera que o município de Manacapuru é um local promissor quando o assunto é cultura e dança. Porém, ela ressalta que mesmo sendo uma área metropolitana, ainda apresenta várias dificuldades em amplificar e direcionar os artistas do segmento.

“Acreditamos que Manacapuru é um cenário muito promissor até mesmo pela questão da ciranda e querendo ou não ela possibilita a descoberta de alguns talentos e acaba que a pessoas precisam ser direcionadas e apresentadas a outras modalidades para se desenvolver, diria até que é um solo fértil para se plantar sementes e sem esquecer do curso de dança da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que faz a diferença também”, ressalta.

A ciranda de Manacapuru ajuda a revelar talentos da dança (Reprodução/ Michael Dantas)

Relevância

Na leitura de Jaqueline, o evento é uma oportunidade para disseminar a temática e dar oportunidade de troca com a comunidade e os profissionais, potencializando as experiências dos participantes. “Eventos como este são superimportantes porque aproximam e fazem com que as pessoas possam ter um norte. Nos possibilita movimentar uma ideia que já tínhamos há algum tempo e o melhor, sendo no município que precisam destas programações”, destaca.

As inscrições são gratuitas e aos que desejarem participar da programação podem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp: (92) 8414-4373.