Em Manaus, queima de fogos desperta curiosidade da população e SSP-AM afirma que monitora o caso

O foguetório em Manaus aconteceu nessa quinta-feira, 7 (Reprodução/Internet)

08 de outubro de 2021

15:10

Victória Sales – Da Cenarium

MANAUS – Um “foguetório” tomou conta de Manaus, na noite dessa quinta-feira, 7, e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informou que está acompanhando o caso. O lançamento de foguetes de artifício despertou curiosidade na população já que em casos anteriores os mesmos estavam, em alguns casos, relacionadas a ações de facções criminosas.

A queima de fogos aconteceu por volta das 19h e foi ouvida em diversas localidades, da zona Leste à Norte de Manaus. Segundo a imprensa da capital amazonense, o motivo seria a “comemoração” pela chegada de uma grande carga de drogas na cidade, porém, outras fontes indicavam que os criminosos estavam celebrando a destituição de líderes de áreas de facções rivais.

Em nota, a SSP afirmou que o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur, determinou reforço no policiamento ordinário e especializado. “Equipes das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e Força Tática estão nas ruas para prender envolvidos em organizações criminosas”, disse a secretaria ainda na noite de quinta-feira, 8.

Veja um registro do momento da queima de fogos:Foguetório ocorreu por volta das 19h dessa quinta-feira, 7, em Manaus (Reprodução/Internet)

Curiosidade

A queima de fogos de artifício despertou curiosidade na população manauara. No Twitter, alguns internautas destacaram não saber o real motivo dos fogos, mas acreditavam que teria ligação com alguma facção criminosa da cidade. “Passo mal com essa energia caótica dos fogos em Manaus, a gente não sabe se mataram polícia, se é aniversário de traficante ou se está prestes a começar uma rebelião”, disse um internauta.

(Reprodução/Twitter)

“Mas que tanto de fogos são esse em Manaus. Qual traficante morreu/está fazendo aniversário dessa vez?”, disse outra internauta. “Mais um dia de queima de fogos em Manaus. Pra quem não sabe, aqui é “tradição” os traficantes fazerem isso. Mostram força ante a polícia, celebram aniversário e tomada de território. É mole?”, relatou um seguidor.

(Reprodução/Twitter)

Prisões

Até a madrugada desta sexta-feira, 8, mais de 60 pessoas foram presas por envolvimento na queima de fogos. Desde o início da ação, a polícia deflagrou uma operação para desarticular facções em todas as zonas de Manaus. A Polícia Militar (PM) prendeu um grupo de homens que carregava várias caixas de fogos de artifício.

Os suspeitos foram encaminhados juntamente com o material apreendido para o 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Segundo o art. 287 do Código Penal, aquele que fizer publicamente apologia de um fato criminoso ou seja autor de um crime, será apenado com detenção de três a seis meses, ou multa. A polícia orienta a população que ao tomar conhecimento de atos criminosos acione a PM pelo número do disque-denúncia 181 ou 190.

Gusttavo Lima enganado

Fora de Manaus, o cantor sertanejo Gusttavo Lima caiu em uma brincadeira feita por um seguidor nas redes sociais. Um internauta publicou um vídeo da queima de fogos na cidade e afirmou que o motivo seria a comemoração por um show do cantor na capital amazonense, que foi anunciado recentemente . “Gusttavo Lima, pessoal de Manaus tá feliz porque você vem”, dizia a publicação.

Logo em seguida, o cantor compartilhou o vídeo feito pelo seguidor. Não demorou muito para que os internautas, principalmente de Manaus, comentasse sobre o assunto. Minutos depois o sertanejo apagou a publicação do Instagram.

(Reprodução/Twitter)