Em situação crítica, Itacoatiara, no AM, recebe doação de cilindros de oxigênio

Carregamento com cilindro chega a Itacoatiara, no Amazonas (Divulgação/ SSP-AM)

18 de janeiro de 2021

09:01

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) recebeu na noite desse sábado, 16, a doação de três cilindros de oxigênio. Assim como a capital amazonense, o município enfrenta a superlotação em seu hospital de referência para o tratamento da Covid-19 e a consequente falta de oxigênio destinado para pacientes com a doença.

A informação é da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). Os cilindros contêm 50 litros cada e foram transportados, à pedidos da PC, por um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), com o suporte de agentes do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa).

Os materiais foram entregues aos policiais civis da cidade, que ficaram encarregados de encaminhar os cilindros ao Hospital Regional José Mendes, conforme diz a pasta de segurança do Estado.

De acordo com dados do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) de Itacoatiara, o município enfrenta seu momento mais crítico em toda pandemia, motivado pelo aumento de internações e mortes pelo coronavírus. Somente nesse sábado, 16, a cidade registrou 54 novos casos de Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 3.356 casos confirmados.

Ainda nesse sábado, Itacoatiara confirmou mais três óbitos pela doença, chegando ao total de 111 mortes decorrentes do vírus. Segundo o DVS, 90 pacientes estavam internados no Hospital Regional José Medes até ontem. Os dados deste domingo ainda não foram divulgados.

Agravamento

Em seis dias, a Prefeitura de Itacoatiara confirmou seis óbitos pela Covid-19. No último dia 10, eram 105 mortes pela pandemia. Com o salto, a cidade teme com outra situação: a alta demanda por enterros no cemitério do município, isso porque imagens viralizaram nas redes sociais nesta semana, mostrando fila e o sepultamento.

Quinta-feira, 15 de janeiro à tarde, assim estava o cemitério de Itacoatiara. Uma imagem nunca vista antes no município (Reprodução/ Redes Sociais)

A cidade também é considerado como um polo na região, recebendo pacientes de municípios vizinhos, do médio rio Amazonas, para tratamento de doenças, outro motivo para agravamento da situação.

Nesse sábado, 16, a Justiça determinou que o Estado forneça 150 cilindros de oxigênio para o hospital de Itacoatiara. A ordem também faz garantir a inclusão dos pacientes internados no Hospital Regional em planos de ação do governo como a remoção de pacientes para outros Estados do País, para evitar mais óbitos.

A decisão é do juiz de direito Rafael Almeida Cró Brito que acatou a Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) e a Defensoria Publica do Estado (DPE). Na ação, a Justiça deu o prazo de 12 horas para o governo do Estado realizar o abastecimento do tanque estacionário local, e para disponibilizar os cilindros de oxigênio medicinal ao município, o que corresponde à necessidade diária com a atual demanda, sob pena de multa de R$20 mil por hora de descumprimento.