Embarcação é apreendida com 1,7 tonelada de peixes amazônicos no período de defeso

Mesmo com a ampla divulgação da Lei do Defeso, alguns pescadores inistem em tentar burlar a lei e comercializar espécies proibidas (Reprodução/Internet)

04 de outubro de 2020

21:10

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas (BPAmb), apreendeu neste domingo, 4, por volta das 10h, um carregamento com mais de 1,7 tonelada de pescado ilegal, no porto do Terminal Pesqueiro, bairro do Educandos, Zona Sul de Manaus.

A carga estava no porão do um barco que havia acabado de chegar do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Segundo o tenente Rosival, as espécies apreendidas são tambaqui e pirarucu, ambos proibidos pela Lei do Defeso, de serem pescados nesse período do ano.

“Estávamos fazendo uma operação de rotina, quando nos deparamos com essa carga no porão da embarcação. Fizemos a revista e encontramos em dois porões o pescado que seria vendido provavelmente nas feiras de Manaus”, relatou o policial militar.

Defeso

Ainda segundo o tenente Rosival Batista, ambas as espécies estão protegidas de serem pescadas e comercializadas pela Lei do Defeso. “Tanto o tambaqui quanto o pirarucu estão proibidos para a pesca. Cabe salientar que o pirarucu está no defeso o ano inteiro e só permitida a pesca de manejo”, declarou.

“O pirarucu só pode ser pescado com autorização do Ibama, já o tambaqui entrou no defeso dia 01 de outubro e só terá a pesca liberada no dia 31 de março de 2021, por tanto, quem tiver estoque precisa declarar aos órgãos ambientais, para ter a comercialização liberada”, alertou.

Após abordagem, a carga ilegal de pescado foi apreendida e apresentada no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), para providências cabíveis, bem como foi apresentado o responsável pelos produtos que foi multado e responderá em liberdade.