Fiéis celebram missa dedicada às crianças com fé, devoção e homenagens em Manaus

O ato litúrgico foi celebrado pelo padre Francisco, no período da manhã (Bruno Pacheco/Cenarium)

12 de outubro de 2021

16:10

Bruno Pacheco – Da Cenarium

MANAUS – A tradicional Missa das Crianças, realizada em homenagem ao Dia das Crianças e ao Dia de Nossa Senhora de Aparecida, a Padroeira do Brasil, foi marcada pela fé, devoção e homenagens de fiéis nesta terça-feira, 12, no Santuário de Aparecida, no Centro de Manaus. O ato litúrgico foi celebrado pelo padre Francisco no período da manhã, seguindo uma programação de missas ao longo do dia com a presença de devotos e carreata pelas ruas da capital.

A autônoma Naiana Marrocos, devota de Nossa Senhora de Aparecida, foi à celebração com a filha mais nova, Graça Maria Marrocos, de 6 anos. Ela contou à CENARIUM que a missa representa, para ela, um momento de homenagem e agradecimento.

“Com a pandemia, minha fé e devoção aumentou muito e, hoje, vim com minha filha mais nova fazer a consagração dela à Nossa Senhora de Aparecida. Eu sempre busco colocar as minhas filhas no caminho da fé. Toda terça-feira venho à novena e, sempre que possível, ela vem comigo”, destacou Naiana.

Graça Maria Marrocos (à esq.) e Naiana Marrocos (à dir.) (Bruno Pacheco/Cenarium)

Para a catequista e secretária da Paróquia de Aparecida, Giovanna Serra, que também levou o filho, Matheus Augusto Serra, de 5 anos, para a missa, a celebração evidencia a fé, a confiança e a intercessão da virgem, mãe de Jesus, aos cristãos. Giovanna também destacou o que a figura da Santa representa.

“Como fiéis e devotos de Nossa Senhora de Aparecida, esse dia mostra a importância da fé, confiança e a intercessão que ela faz por nós junto ao seu filho, perante Deus. Ela representa a figura de uma mãe intercessora, de proteção, amor, confiança, fé e essa missa reforça a importância das crianças virem à igreja”, comentou a catequista.

Giovanna Serra e o filho Matheus Augusto Serra (Bruno Pacheco/Cenarium)

Emoção

Este ano, as programações para o dia de Nossa Senhora Aparecida, em Manaus, têm como tema “Com Maria, somos povo de Deus, unidos pela aliança”. A programação da igreja iniciou às 5h com uma novena e continuou às 5h30 com uma carreata festiva pelas ruas do bairro de Aparecida, Centro da capital. Às 8h, os fiéis celebraram a Missa Solene de Nossa Senhora Aparecida e, às 10h, a Missa com as Crianças.

Às 12h, foi realizada a Missa com os Devotos e, às 17h, desta terça-feira, 12, está programada a carreata festiva com a imagem da Santa pelas ruas do bairro e adjacências, como São Raimundo, Santo Antônio, Compensa e Presidente Vargas. Por fim, às 18h, acontece a celebração eucarística. Para participar das celebrações, os fiéis devem utilizar máscara de proteção e manter o distanciamento social.

Nas cerimônias realizadas ao longo do dia, é possível ver devotos emocionados acompanhando o evento religioso. Para a dona de casa Mirsa Pinto da Silva, devota da Santa, o dia foi de homenagens e de pagar promessas.

“A Nossa Senhora representa tanta coisa para mim. Na forma dela como mulher e mãe se vê amor, bondade, graça, ternura, bem-feitoria e, principalmente, amor por Deus. Não é acaso que ela foi agraciada por Deus, ela é a escolhida. A Nossa Senhora é um ser iluminado. Ela representa o amor, ela é a porta e o caminho para se seguir e chegar a Deus”, concluiu.

Mirsa Pinto da Silva foi à missa pagar promessa (Bruno Pacheco/Cenarium)