Flamengo pode ser octacampeão após campeonato polêmico durante a pandemia

Em caso de vitória, o rubro-negro carioca levanta a taça e se consagra como octacampeão brasileiro (Reprodução/Internet)

25 de fevereiro de 2021

18:02

Marcele Fernandes

MANAUS – São Paulo e Flamengo têm um confronto decisivo nesta quinta-feira, 25, no Estádio Morumbi, na capital paulista. Em caso de vitória, o rubro-negro carioca levanta a taça e se consagra como octacampeão do ‘Brasileirão’ em meio a um campeonato marcado por polêmicas e pandemia.

Em caso de empate ou derrota, o Flamengo depende da derrota do Internacional no confronto contra o Corinthians, no Beira-Rio. O jogo será realizado no mesmo horário. Já o São Paulo precisa da vitória para conquistar uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2021.

Árbitro “parcial”

A polêmica mais recente está envolta à decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que escalou o árbitro Rodolpho Toski Marques, que já se envolveu em polêmica com o clube paulista. Em outubro do ano passado, o tricolor paulista sob comando do técnico Fernando Diniz afirmou que foi prejudicado com as decisões do árbitro catarinense.

Na pauta das reclamações, estavam o acréscimo de tempo regular da partida e um pênalti não marcado a favor do São Paulo. Dessa forma, o confronto decisivo entre paulistas e cariocas já está “temperado” com polêmicas.

Casos de Covid-19

Analistas do mundo da bola dizem que o Flamengo foi o clube que mais pressionou o retorno aos campos. Em setembro de 2020, foram 33 casos por Covid-19 no ‘Ninho do Urubu’, sendo 16 jogadores e outros 17 membros da delegação flamenguista.

A volta dos torcedores também teria sido incentivada pelos dirigentes do clube com sugestão de ocupação de 30% da capacidade do estádio, aprovado pelo Governo Federal.

Título flamenguista

A velha discussão sobre o número de títulos dos campeões brasileiros voltou a circular nas redes sociais. O Flamengo, legítimo campeão da Copa União de 1987 (a Série A da época), mas não teve o título reconhecido pela CBF, poderá ser agora heptacampeão ou octacampeão?

Segundo o colunista do UOL, Rodolfo Rodrigues, o Flamengo poderá ser o maior campeão desde 1971, deixando o hepta Corinthians para trás nessa conta. “Com o título de 2019, o Flamengo comemorou o seu heptacampeonato brasileiro (1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009 e 2019). Mas, oficialmente, pela CBF, o Fla é hexa e o Sport campeão de 1987, tanto é que o clube do Recife participou da Libertadores de 1988 como representante número 1 do Brasil”, disse.