Fotos: Cachoeira Alta, tradicional área turística do Amazonas, sofre com degradação

O que se vê no local é abandono e degradação ao meio ambiente (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

14 de outubro de 2020

18:10

Luciana Bezerra — Da Revista Cenarium

MANAUS — A equipe da REVISTA CENARIUM percorreu na manhã desta quarta-feira, 14, a Cachoeira Alta, localizada na região do Tarumã, Zona Oeste de Manaus. Considerada um dos mais lindos cartões-postais da capital até o final da década de 1990, a área está irreconhecível pelo cenário de abandono e destruição da natureza por conta da poluição.

A água, que antes era cristalina e gelada, está barrenta e com um forte odor de esgoto, totalmente imprópria para banho. O local tem também lixo urbano espalhado por toda parte, causando doença para os moradores e degradação ao meio ambiente. Sem contar com falta de segurança, que é zero, no local.

Outro ponto que causa tristeza é a queda d’água que antigamente era mais forte e mais bonita.

Nos anos 90 até rapel turistas e moradores praticavam no local (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Antes, o local era um espaço de lazer para muitos manauenses que gostavam de ir ao local com suas famílias nos fins de semana para usufruir das belezas naturais da floresta.

De acordo com lideranças do bairro, nada lembra aquele local que já foi sinônimo de diversão para muita gente. A luta dos moradores é que o poder público possa fazer uma limpeza no local e recuperar a área para que ela não desapareça.

Há anos o local está abandonado pelo poder público, segundo moradores (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Segundo João Macedo, de 53 anos, morador do local, antigamente a área era de lazer e tinha uma beleza natural. Hoje, além de está abandonada, é utilizada para a realização de oferendas. “A quantidade de lixo jogada na área é impressionante. Além do mais, muitas pessoas usam o local para fazer macumba essa falta de consciência das pessoas faz com que a sujeira se acumule e a beleza natural desapareça. Uma tristeza. Eu tomava banho aqui com o meu pai”.

“Era muito bonito nos anos 90. Hoje não passa de um grande esgoto com queda d’água. Não perca seu tempo procurando o que fazer em Manaus”, assinala Hélio Roberto, motorista que passa diariamente pelo local.

Moradores da região querem resgatar as belezas naturais do local (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Nas redes sociais é possível ver como era a Cachoeira Alta década de 1930. Na página Manaus Sorriso, na internet, é possível acompanhar registros históricos daquela época quando a cidade de Manaus ainda havia mais áreas preservadas. Até barco [catraias como era conhecidos] com grupos turistas brasileiros e estrangeiros a bordo, visitavam o local, dependendo da época do ano.

Foto de 1927 (Foto: A.D.S na página Manaus Sorriso, no Facebook)

Até a publicação deste conteúdo, a reportagem aguardava um posicionamento da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).