Com aumento excessivo de infecções por Covid-19, Holanda entra em confinamento total

Primeiro-ministro Mark Rutte em discurso televisionado na sede do governo em Haia (Reprodução/ Internet)

16 de dezembro de 2020

14:12

Caroline Viegas

PAÍSES BAIXOS – Após aumento excessivo de infecções por Covid-19, Países Baixos entram em confinamento total a partir desta semana. “A Holanda vai ficar trancada”, declarou o Primeiro-Ministro Mark Rutte em discurso oficial transmitido pela TV na noite da última segunda-feira, 14. O bloqueio deve durar pelo menos cinco semanas, com término em 19 de janeiro de 2021.

No último sábado, 12, o País registrou 9.182 casos de contaminações do novo Coronavírus, conforme dados do National Institute for Public Health and the Environment (RIVM). Um aumento de 303 em relação ao dia anterior. É o maior número de infecções notificadas desde 1º de novembro no País.

A taxa de contaminação teve um aumento excessivo nos últimos sete dias (Reprodução/ NOS)

Em discurso televisionado na sede do governo em Haia, Rutte disse que a medida é necessária para conter as contaminações. “Não estamos enfrentando uma simples gripe, como muita gente pensa”, afirmou o primeiro-ministro enquanto se ouvia protestos ao fundo do pronunciamento. Manifestantes se posicionaram em frente ao prédio para demonstrar insatisfação.

Números

Segundo dados do Centro Europeu para Prevenção e Controle das Doenças (ECDC), a Holanda atualmente marca 546,65 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes. Com apenas 17 milhões de residentes, a população segue desacreditada em relação ao número excessivo de contaminações anunciadas diariamente.

Na última noite sem confinamento, os holandeses foram às ruas para aproveitar as promoções que as lojas de departamento ofereceram (Reprodução/ Internet)

Os casos de Covid-19 confirmados nos últimos sete dias contribuem para uma média de 8.100 casos diários. No total, o País já registrou 613.487 casos e 10.048 mortos. Em depoimento, Rutte lamentou o bloqueio mais rígido. “Percebemos que essa é uma decisão difícil, especialmente antes do Natal. Não temos escolha”, afirmou.

Regras

O novo pronunciamento determina que somente o comércio essencial permaneça aberto, como supermercados, lojas de alimentos e farmácias. As demais lojas foram bloqueadas desde a última terça-feira, 15, e as escolas fecham a partir desta quarta-feira, 16. Estudantes de universidades também têm que lidar com o ensino a distância. 

Quanto à população, as pessoas só poderão receber dois convidados diários em suas residências, a regra se aplica aos adultos, excluindo crianças abaixo de 12 anos. Uma exceção será feita no natal, quando será permitido receber até três convidados. Na rua, só poderão transitar duas pessoas, sob risco de penalização grupo maiores.

Os chamados locais de trânsito, como museus, zoológicos, teatros e parques de diversões, também fecham suas portas. Os clubes de sexo também devem parar suas atividade . Pessoas com ocupações de contato não médica, como cabeleireiros e massagistas, estão incluídas no bloqueio.