Internado com Covid-19, cacique Raoni apresenta arritmia e continua em observação

O cacique Raoni segue internado com Covid-19. Em julho passado, Raoni havia sido internado na mesma unidade hospitalar com quadro de infecção intestinal (Reprodução/Internet)

01 de setembro de 2020

13:09

Luciana Bezerra

MANAUS – O cacique Raoni Metuktire, de 89 anos, que está internado desde a sexta-feira, 28, no hospital particular Dois Pinheiros, em Sinop, no Mato Grosso, sentiu fortes dores no peito e teve a alta médica prevista para essa segunda-feira 31, suspensa. De acordo com o boletim médico divulgado, nesta terça-feira, 1º, o cacique apresentou quadro leve de arritmia e seguirá internado, segundo a equipe médica comandada por Fernanda Quinelato e Douglas Yanai. 

“É uma arritmia leve e comum entre pessoas da idade do cacique, não é grave e está sendo tratada e monitorada pela equipe cardiológica”, explicou Douglas Yanai.

Nessa segunda-feira, 31, o líder indígena relatou uma leve dor no peito e exames preliminares demonstraram quadro suspeito de miocardite, estável e sem piora no estado de saúde. Novos exames serão feitos no decorrer do dia e um novo boletim médico deve ser divulgado nesta quarta-feira, 2. 

Ainda segundo informações do boletim médico, durante a madrugada, Raoni relatou também um desconforto respiratório, apesar da boa saturação. Ele segue com o uso do cateter nasal para ajudar na respiração. 

A nota diz também que nesta terça-feira, 1º, o cacique amanheceu em bom estado geral, mas permanecerá internado em observação, em leito de isolamento, sem previsão de alta. 

O cacique Raoni voltou a ser internado no Hospital Dois Pinheiros na última sexta-feira, 28, após ser avaliado com diagnóstico de pneumonia pela equipe médica de sua aldeia, localizada no Parque Indígena do Xingu, (a 200 quilômetros de Sinop, no Mato Grosso). 

Passou inicialmente por exames laboratoriais e de imagem que indicaram Covid-19, já na fase inflamatória da doença. O diagnóstico foi confirmado por meio do exame RT-PCR positivado para Sars-Cov2. 

Os sintomas de pneumonia, causados pela infecção pelo novo Coronavírus, estão sendo tratados com anticoagulante, corticoide e antibióticos, de acordo com o protocolo do hospital. 

Leito de isolamento

O Hospital Dois Pinheiros conta com uma ala específica para o tratamento e internação de pacientes com Covid-19, o que não compromete o atendimento dos demais pacientes. Diariamente é feita a esterilização dos ambientes hospitalares por meio de dispositivos de descontaminação com ultravioleta. 

Internação em julho

Raoni Metuktire esteve internado durante sete dias, na mesma unidade hospitalar para tratamento, após ser admitido com pressão baixa, anemia, desidratação e sangramento evidenciado nas fezes. 

Exames de endoscopia, colonoscopia e laboratoriais indicaram no decorrer da internação úlceras gástricas, intestinais, infecção intestinal e inflamação no cólon, que foram tratadas com antibióticos e protetor gástrico.

Raoni também passou por exames de rotina com uma equipe de cardiologia e pneumologia, onde foram detectadas fibrilação atrial crônica e enfisema de longa data, mas sem relação com as infecções e as úlceras. Foi feita medicação para diminuir o risco de trombose que pode acontecer por causa da fibrilação atrial. 

O cacique recebeu alta no dia 25 de julho após apresentar melhora clínica e testar negativo para Covid-19, à época.