Menu

Cultura Livro inspirado na Amazônia é lançado pela escritora Sandra Sahd

A escritora Sandra Sahd com o livro "O encanto da minhoca". (Divulgação/Assessoria)

Com informações da assessoria

MANAUS – Foi durante as férias em família em 2017, deitada em uma rede no museu do seringal, que Sandra Sahd finalizou os capítulos daquele que seria o seu primeiro livro infantojuvenil. Na época lançado em Paulínia (SP), o livro foi adaptado para o teatro e levou ao palco um pedacinho do reconforto que ela encontrou na Amazônia. Quatro anos depois, ‘O Encanto da Minhoca’ desembarca em Manaus para, dessa vez, inspirar as pessoas da cidade que outrora lhe inspirou.

“Eu nunca tinha ido antes a Manaus ou pesquisado sobre a cidade, mas tem um lugar em particular que menciono no livro que é literalmente a casa de Naldinho (personagem principal)! Uma coincidência que, além de me chamar muito a atenção, me emocionou demais”, relembra a autora. “Naquela época, eu estava incomodada com o prazo da produção do livro, tinha escrito apenas dois capítulos e depois entrei num bloqueio criativo persistente, que só se encerrou quando cheguei aqui. Então trazer o Naldinho para cá é uma oportunidade de agradecer ao lugar que me despontou para a literatura infantojuvenil”, completa.

Ao longo de aproximadamente cem páginas, o livro (ilustrado por Dimaz Restivo) – que é inspirado em fatos – viaja na história de um menino apaixonado pela natureza e que tem como amigas uma flor de lótus (Floris) e uma minhoca encantada (Filó). Depois de um acidente que o faz perder os movimentos de um dos braços, Naldinho encontra respostas na virtude da gratidão. “A mensagem é aprender a ser grato a tudo, às coisas boas e ruins que acontecem em nossa vida e que servem para nos impulsionar, nos tirar da zona de conforto, nos permitir ser quem somos em nossa plenitude”, pontua Sahd.

Entre os dias 03 e 05 de novembro, ‘O Encanto da Minhoca’ será apresentado em 12 sessões abertas ao público, sempre às 09h, 10h30, 14h e 15h30. Os ingressos para o espetáculo, que tem classificação livre, devem ser retirados no próprio local com uma hora de antecedência: quarta e quinta-feira as sessões acontecem no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola; na sexta-feira as apresentações ocorrem na Casa Mamãe Margarida. Ao final de cada encenação haverá distribuição gratuita do livro homônimo.

Em Manaus, o espetáculo é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura e produção da Cacho de Ideias.

Sobre Sandra Sahd

Sandra Sahd é apaixonada pelo ser humano e por todas as possibilidades que temos de transformar o mundo em um lugar melhor. Fundadora da Embaixadores da Prevenção, o objetivo principal de Sandra é empoderar as pessoas com as suas virtudes para que possam transformar a sociedade. É palestrante e escritora de 16 obras literárias publicadas; seu livro “Tudo isso, Arnold” é uma literatura infantil sobre a biografia do astro Arnold Schwarzenegger. Bacharel em Educação Física pela UNICAMP, ela se especializa em Marketing Organizacional pela mesma instituição. Conheça mais em www.sandrasahd.com.br.