26 de agosto de 2024
15:08
Marcela Leiros – Da Cenarium
MANAUS (AM) – O deputado federal e candidato à Prefeitura de Manaus Amom Mandel (Cidadania) trocou o fone de ouvido por um abafador de som após polêmicas envolvendo o uso do acessório. A mudança foi notada durante debate com candidatos ao cargo nesta segunda-feira, 26, na TV Norte, afiliada do SBT no Amazonas.
Conforme mostrou a CENARIUM, o parlamentar havia usado o dispositivo no primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Manaus, realizado pela TV Band Amazonas, no último dia 8 de agosto. Questionado pelos candidatos, Amom Mandel justificou que usava o fone de ouvido por ter Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No primeiro debate, o uso do eletrônico era permitido. De acordo com a produção do segundo evento, foram proibidos dispositivos tecnológicos, usados pelos candidatos, durante o confronto. À imprensa, após o debate, o parlamentar afirmou que o acessório utilizado hoje não tem a função de cancelamento ativo de ruídos ou muita tecnologia envolvida e por isso é “mais barato”.
Estiveram presente: Roberto Cidade (União Brasil), Amom Mandel (Cidadania), Alberto Neto (PL), Marcelo Ramos (PT), Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).
TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por questões relacionadas ao desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente.
Entre as características do TEA estão a dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Transtorno do Espectro Autista pode ser classificado em: