28 de junho de 2024
22:06
Ana Pastana – Da Cenarium
Boa Vista, RR – O Ministério Público do Estado de Roraima (MP-RR), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Criminal, solicitou nessa quinta-feira, 27, a prisão preventiva de Emerson Pereira Pinho, o policial penal envolvido em um acidente de trânsito ocorrido no último domingo. Na ocasião, Emerson conduzia o veículo em alta velocidade e na contramão quando atingiu uma motocicleta na Avenida Mário Homem de Melo, em Boa Vista.
Segundo o parecer do MP-RR, a medida cautelar é justificada pela gravidade dos fatos e pela intensa comoção social gerada pelo caso. O órgão cita que a análise do caso mostra total desrespeito às normas de trânsito, bem como a vida de terceiros.
“No caso em análise, agindo em total desrespeito às normas e com total desprezo pela vida, Emerson tomou direção de veículo automotor com a capacidade psicomotora excessivamente alterada em razão da influência de álcool. Não apenas isso, conforme é possível notar pelas imagens juntadas aos autos, ele assumiu o risco de produzir a morte da vítima quando pegou a contramão de uma das avenidas mais movimentadas da cidade”, diz trecho do documento.
O MP-RR argumenta que a conduta de Emerson, conforme apontado pela autoridade policial, configura homicídio na modalidade dolo eventual. Esta classificação indica que o acusado assumiu conscientemente o risco de causar a morte ao dirigir embriagado e na contramão. Se condenado, Emerson poderá enfrentar uma pena privativa de liberdade que varia de seis a 20 anos.
Em vista da gravidade do crime e da necessidade de garantir a ordem pública, a 1ª Promotoria de Justiça Criminal manifestou-se pelo declínio de competência, solicitando que o inquérito policial seja encaminhado para uma das Varas Criminais do Tribunal do Júri, onde o caso terá prosseguimento.
O caso
No último domingo, 23, o policial penal Emerson Pereira Pinho causou um acidente de trânsito ao dirigir sob a influência de álcool. O acidente ocorreu em uma das avenidas mais movimentadas de Boa Vista quando Emerson, na contramão e em alta velocidade, colidiu com outro veículo. O impacto resultou na morte de Ruyzemmar Souza da Cunha e em lesões corporais a Denys Agapto de Sousa.
Após o acidente, om policial penal chegou a ser preso em flagrante. Ele foi liberado na segunda-feira, 24, após pagamento de fiança. Após o fato, o MP-RR ingressou com pedido de prisão preventiva para garantir a segurança da sociedade e a integridade do processo judicial.