Modelo amazonense que participou de reality show da Netflix é vítima de racismo

Negra e um dos rostos mais conhecidos da redes sociais no Amazonas, Rayssa Santos sofreu ataque racista no Instagram (Reprodução/Arquivo Pessoal)

06 de janeiro de 2021

16:01

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – A modelo amazonense e digital influencer Rayssa Santos, participante do reality show ‘The Circle Brazil’ da Netflix, recentemente sofreu ataques racistas durante uma live nas redes sociais. Rayssa foi agredida por um usuário que a chamou de “Macaca Dançante”.

De acordo com a modelo, no momento não foi possível acompanhar as declarações. “Eu estava interagindo com os seguidores e dançando, que é o que amo fazer! Várias pessoas entravam e saíam, só que uma pessoa infelizmente lançou comentários racistas”, descreveu.

Rayssa afirma que o episódio não foi o único momento de racismo vivenciado. “Alguns seguidores viram, fizeram prints e me enviaram. Quando eu recebi fiquei furiosa, mas mantive a calma e postura. Afinal de contas, esse não foi o primeiro e será o último, infelizmente”, lamentou.

Print em que o perfil ‘gabrielhenrique491’ ataca grosseiramente a modelo Rayssa Santos (Reprodução/Instagram)

Outros ataques

“Já sofri outros ataques racistas e vivenciei situações que me magoaram muito. Certa vez estava em uma reunião de uma empresa. Na ocasião a gerente pediu para fazer uma foto, logo em seguida disse para eu prender o cabelo, porque estava cobrindo as pessoas na foto”, recordou.

Bonita e talentosa Rayssa Santos não se intimidou com a fúria racista: “eu e meu povo somos a resistência” (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Rayssa fala com orgulho sobre origens e das bandeiras que defende. “Cresci ouvindo casos absurdos de racismo. E fui criada ‘meio que blindada’ para reagir e combater injustiças. Hoje por ter mais voz ativa, sei meu lugar de fala e faço questão de gritar: quero respeito e igualdade!”, defendeu.

A modelo afirma que denunciou o ataque na delegacia interativa e comentou. “Na hora mexeu bastante, mas não estou com psicológico afetado. Estou mais forte e resistente, afinal eu e meu povo somos a resistência. Continuo minha vida, com carinho e apoio das pessoas que realmente gostam de mim”, finalizou.