Menu

Economia No AM, distribuição do ‘Auxílio Estadual’ permanente inicia na terça-feira, 9

Governador Wilson Lima e secretários de diversas pastas pousando para a foto oficial (Gabriel Abreu/Revista Cenarium)
Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium  

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou nesta sexta-feira, 5, que a distribuição do cartão do Auxílio Estadual permanente inicia na terça-feira, 9, pela capital, e na segunda quinzena do mês no interior. O auxílio irá contemplar mais de 300 mil famílias em vulnerabilidade social, afetadas pela pandemia de Covid-19 com o valor de R$ 150. A entrega será feita das 8h às 17h em nove locais que serão divulgados na próxima semana.

Na sede da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) foi assinado um termo de cooperação técnica para atuação conjunta de 25 secretarias e órgãos estaduais para a entrega dos cartões do Auxílio Estadual permanente. Aproximadamente 900 servidores de secretarias e órgãos serão mobilizados para a distribuição no Estado.

“A iniciativa é essencial para garantir, principalmente, a segurança alimentar de milhares de famílias que perderam até mesmo a capacidade de se sustentar durante a pandemia da Covid-19. Por essa razão, o Auxílio Estadual permanente é considerado o maior programa de transferência de renda da história do Amazonas”, destacou o governador Wilson Lima.

A partir desta sexta-feira, 5, as famílias contempladas pelo benefício podem consultar por meio do site para saber se foram favorecidas. Segundo a secretária de assistência social Alessandra Campelo, todas as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

“O CadÚnico é o conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza criado para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida das mesmas. Não será necessário vir até a Seas para receber o cartão, serão nove locais espalhados na capital para que a população receba o cartão”, disse Alessandra.

Tecnologia, segurança e transparência

Para a entrega do cartão, será utilizado o aplicativo Sasi. Serão inseridos dados da família beneficiada e será feito o registro fotográfico do beneficiário. São procedimentos para garantir a segurança e a transparência na concessão do benefício. Os servidores foram treinados para usar o aplicativo.