No AM, governador anuncia evento-teste com três mil pessoas na Arena da Amazônia

A Arena da Amazônia, em Manaus, no Amazonas (Roberto Carlos/Agecom)

27 de agosto de 2021

12:08

Bruno Pacheco – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O governador Wilson Lima (PSC) anunciou nesta sexta-feira, 27, um evento-teste para o início de setembro deste ano, na Arena da Amazônia, em Manaus, com a presença de três mil pessoas. Segundo o governador, o avanço da vacinação e a redução de internação em todo o Estado foram condicionantes para o anúncio, mas é importante que a população continue se imunizando. O governo ainda estuda a possibilidade de um jogo da seleção brasileira com público.

“Agora, em setembro, vamos fazer um evento-teste com três mil pessoas e estamos trabalhando com a CBF [Confederação Brasileira de Futebol] a possibilidade da realização de um jogo da seleção brasileira em Manaus com público”, anunciou Wilson Lima.

O evento foi anunciado durante a solenidade de lançamento do programa +Cultura, no Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, na zona Centro-Sul de Manaus. A iniciativa reúne um pacote de ações para o setor cultural e economia criativa do Amazonas, beneficiando cerca de 2.800 pessoas.

Ainda de acordo com o governador, o Estado está em processo de avaliação quanto ao jogo com público e definindo questões técnicas, assim como aguardando a confirmação da partida. Segundo Lima, o evento é importante para que o Amazonas possa realizar outras festividades.

“A gente entende a necessidade que se tem de voltar o mais rápido possível, mas por outro lado, não podemos colocar tudo a perder, [tudo] que a gente conseguiu até agora, até esse momento no combate à Covid-19”, salientou o Wilson Lima.

Internações

Ao todo, conforme Wilson Lima, são 51 municípios do interior do Estado sem pacientes internados com Covid-19. Em nota nessa quinta-feira, 26, o governo estadual informou que o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Amazonas contribuiu para reduzir os óbitos por Covid-19 em 65,3%, as hospitalizações em 60% e as internações em 55%, se comparado os primeiros 20 dias de agosto com o mesmo período do ano passado.

“É importante que as pessoas tomem a vacina. Essa é uma condicionante importante, porque a vacina é que tem contribuído de forma significativa contra a Covid-19. É a arma mais poderosa que a gente tem contra o vírus e isso faz com que as internações diminuam significativamente. Hoje nós temos 51 municípios do Amazonas sem uma pessoa sequer internada com a Covid-19”, frisou.