No PA, dona de casa morre após atender celular ligado na tomada

Problema de oscilação na rede elétrica pode ter contribuído para que a vítima sofresse o choque elétrico fatal (Foto: Reprodução/Freepik)

14 de agosto de 2021

19:08

Danilo Alves – Da Cenarium

BELEM (PA) – A dona de casa Ligiane Moreira, de 31 anos, morreu vítima de uma descarga elétrica, enquanto atendia ao celular que estava ligado na tomada da própria casa, no município de São Felix do Xingu (distante 1.053 quilômetros de Belém).

Lindalva Barros Moreira, mãe da vítima, reclamou que a região onde a filha morava já apresenta problemas de oscilação na rede elétrica e isso pode ter contribuído para que ela sofresse o choque elétrico fatal. No entanto, o fato de estar lavando roupa também pode ter sido decisivo para a tragédia. “Minha filha estava com as mãos molhadas, quando atendeu a ligação. Foi muito rápido”, contou.

Segunda a mãe, Ligiane lavava roupas quando atendeu com as mãos molhadas o celular que estava ligado na tomada (Foto: Reprodução/Facebook).

Em nota, a Equatorial Energia Pará alertou para o perigo da prática de utilizar celulares conectados a tomadas. “Quando um aparelho está ligado na tomada, a bateria aumenta a temperatura automaticamente e ao manuseá-lo, a tendência é superaquecer ainda mais, o que pode levar à explosão. Caso aconteça uma descarga na rede elétrica, o usuário correrá sérios riscos de levar um choque. O risco é ainda maior em dias de chuva, devido a possíveis descargas elétricas intensas”, diz a nota. 

Ainda na nota, a empresa orientou não deixar celulares carregando sobre superfícies em contato com a água, como banheiros e cozinha, e em locais como camas, banco do carro, perto de cortinas, objetos de madeira ou outros que propaguem fogo. Escolha superfícies lisas e em locais arejados.