Novos hospitais particulares anunciam lotação máxima de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em Manaus

Hospital da Unimed Manaus localizado na Avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul de Manaus está sem leitos de UTI disponíveis (CMM/ Divulgação)

04 de janeiro de 2021

14:01

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Mais duas unidades hospitalares da rede privada de Manaus anunciaram, nesse domingo, 3, que atingiram a lotação máxima em seus leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) destinados a pacientes diagnosticados com a pandemia do novo Coronavírus. Em comunicados oficiais, a Unimed Manaus e o Hospital Beneficente Português afirmaram que estão operando com 100% da capacidade.

Os avisos sobre a superlotação ocorrem no mesmo dia em que Manaus voltou a registrar um novo recorde de internações por Covid-19 desde o início da pandemia, com 159 novas hospitalizações, número mais alto registrado até o momento. Em sete dias, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), foram 1.188 pessoas hospitalizadas.

O aumento no número de casos e de internações não era visto desde o primeiro ápice da pandemia da Covid-19 em Manaus, vivenciado nos meses de abril e março do ano passado. Nesta segunda onda do vírus no Amazonas, as aglomerações com as eleições 2020 e festas de final de ano estão sendo apontadas pelas autoridades de saúde como as responsáveis pelo crescimento de hospitalizações.

Ainda nesse domingo, uma semana após anunciar que atingiu 100% da sua capacidade, o Hospital Santa Júlia informou que continua sem vagas para internação em leitos de UTI, apartamentos e para novos atendimentos no Pronto-Socorro da unidade.

Unimed Manaus

Em nota compartilhada por meio das redes sociais, a Unimed Manaus comunicou que, mesmo com a ampliação de leitos destinados a pacientes diagnosticados com a Covid-19, no atual cenário da pandemia no Amazonas, a unidade esgotou a capacidade de internação em enfermaria, apartamento e de Unidade de Terapia Intensiva.

“Reafirmamos o nosso compromisso com você, nosso cliente, e pedimos que todos se protejam redobrem os cuidados para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus, use máscara, higienize as mãos, evite aglomeração e mantenha o distanciamento social. Só assim conseguiremos reduzir a disseminação do vírus”, pede a unidade médica.

Beneficente Português

No Hospital Beneficente Português, todos os leitos clínicos de apartamento, enfermaria e de UTI encontram-se ocupados. Segundo comunicado emitido pela direção do hospital por meio das redes sociais, também não há mais vagas para novos atendimentos no Pronto-Socorro na unidade hospitalar.

“Estamos realizando ações que objetivam o aumento do número de leitos para que os atendimentos sejam normalizados”, diz trecho do comunicado.