Pane deixa Boa Vista sem fornecimento de água por 16 horas

Sistema de captação de água em Boa (Foto: Caer/Divulgação)

13 de maio de 2024

19:05

Bruna Cássia – Da Agência Cenarium

BOA VISTA (RR) – Os moradores de Boa Vista (RR) enfrentaram uma grave instabilidade no fornecimento de água no último fim de semana. No sábado, 11, a capital ficou sem o serviço por ao menos 16 horas, mas o problema também afetou municípios vizinhos.

Segundo explicou a Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer) por meio de nota, o problema ocorreu devido uma pane eletromecânica em duas bombas do sistema de captação de água bruta da empresa, localizadas no bairro São Pedro, em Boa Vista.

“Em um, o sistema hidráulico queimou a bobina, e no outro, as peças de rolagem interna travaram, e foi necessária a remoção das bombas para manutenção”, diz trecho da nota.

Técnicos fazendo a manutenção das bombas (Divulgação/Caer)

Com isso, todo o sistema precisou ser paralisado para manutenção e substituição das bombas, para a normalização do fornecimento de água. Durante este serviço, a cidade passou a ser abastecida por poços artesianos, mas a pressão da água foi afetada em alguns pontos da cidade.

“Com a forte estiagem, houve acúmulo de lixo e galhadas de árvores às margens do rio, e posteriormente com o aumento da chuva nos últimos dias, todo este material está sendo arrastado para dentro do rio, o que ocasiona vários problemas na captação de água, não só na capital Boa Vista, mas também dos municípios do interior”, informou.

De acordo com a empresa, a equipe de manutenção concluiu o serviço à meia-noite de domingo no domingo, 12, mas a distribuição estava fraca. Nesta segunda-feira, 13, alguns moradores ainda relatavam que o serviço de abastecimento de água ainda não havia sido reestabelecido completamente.

Moradores revoltados

Apesar de emitir um comunicado explicando a situação, a Caer foi bastante criticada pelo problema que se estendeu ao longo de fim de semana em que se comemorou o Dia das Mães. Em uma publicação nas redes sociais da empresa sobre a data comemorativa, internautas cobraram resolução imediata do problema.

“Bairro Centenário sem água ainda. A pia cheia de louça. Como que curte Dia das Mães, assim???”, questionou uma moradora na publicação. “Se atrasar o boleto, eles vêm cortar a água igual o flash, agora pra resolver a falta de água nos bairros…, paciência!”, disse @dithannia.

Leia mais: Governo de Roraima descarta desabastecimento e planeja abrir poços artesianos
Editado por Aldizangela Brito