Racha no grupo de Amazonino: discussões em série entre deputados expõem confusão de aliados

Parlamentares precisaram ser segurados por colegas na Aleam para evitar briga. (Divulgação)

18 de dezembro de 2021

14:12

Luís Henrique Oliveira – Da Revista Cenarium

MANAUS — Durante a sessão da última quinta-feira, 16, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o ex-candidato a vice de Amazonino Mendes (União pelo Brasil), o deputado Wilker Barreto, agora sem partido após oficializar a desfiliação do Podemos, disse não estar preocupado com o ex-governador que perdeu as eleições para o Governo do Amazonas nas últimas eleições, seu aliado até então. A fala de Barreto foi proferida durante uma discussão, dentro da Casa Legislativa, com o deputado Delegado Péricles.

Em um vídeo, que circula nas redes sociais, é possível ver o bate-boca entre os parlamentares. Ambos são segurados pelos demais colegas parlamentares para evitar que uma briga generalizada fosse iniciada. “Volta para a tribuna. Meu irmão, eu estou preocupado com Amazonino?”, grita Wilker Barreto após confrontar Delegado Péricles.

Vídeo mostra momento exato da discussão. (Divulgação)

O possível “descontentamento” de Wilker em relação ao aliado foi evidenciado quando Péricles afirmou que “nem Amazonino o queria mais por perto”. Em resposta, Wilker surpreendeu a todos ao rebater aos gritos com a seguinte frase. “Eu lá estou preocupado com Amazonino, rapaz!”, declarou o deputado de oposição para que todos ouvissem na Casa.

Aliança fragilizada

Até então aliado de Barreto, Amazonino Mendes migrou do Podemos para o União pelo Brasil e já se apresenta como pré-candidato ao governo do Estado em 2022. Na última corrida eleitoral, Amazonino teve Wilker como candidato a vice, mas perdeu a eleição para o atual prefeito de Manaus. À época, a indicação do nome de Wilker para vice gerou descontentamento em Amazonino, que acatou a dobradinha após imposição de Barreto, presidente do Podemos naquele momento.

Ainda na quinta-feira, a pauta da divergência foi a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Asfixia, que investiga irregularidades durante a segunda onda da pandemia de Covid-19, mas que ainda não conseguira as assinaturas necessárias para ser instalada. No entanto, as parlamentares vêm se desentendendo desde quarta-feira, 15, após o delegado pedir vista de um projeto de interesse de Wilker.

Vale ressaltar que o Delegado Péricles e Wilker Barreto têm protagonizado discussões constantes durante as últimas sessões plenárias de 2021 na Aleam. Desde quarta-feira,15, Péricles pediu vistas de um projeto de interesse de Wilker que faz oposição ao governador Wilson Lima (PSC), a troca de farpas entre os parlamentares tem sido marcada por insultos e acusações de omissão.

“Advogado do TCE [Tribunal de Contas do Estado] e do Tribunal de Justiça, deputado Wilker. Para o governo é um leão, para o TCE-AM e para o TJ-AM é uma gatinha”, declarou Péricles, ao insinuar que Wilker atua como advogado na Assembleia Legislativa do Amazonas em defesa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e do Tribunal de Justiça (Tjam).

A reportagem da CENARIUM procurou o ex-governador Amazonino Mendes e o deputado estadual Wilker Barreto, mas ambos afirmaram que estão com uma boa relação.