Recém-nascido com pneumonia e Covid-19 é transferido do interior do AM para Manaus

Estado de saúde do bebê não foi divulgado. (Divulgação/Prefeitura de Eirunepé)

11 de agosto de 2020

10:08

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Uma criança nascida a cerca de um mês foi diagnosticada com Covid-19 e transferida com urgência para um hospital da capital amazonense nesta segunda-feira, 10. Segundo informações da prefeitura de Eirunepé, o recém-nascido também está com pneumonia e foi transportado em um avião por conta da distância de 1.159 quilômetros que separam o município de Manaus.

O estado de saúde do bebê não foi divulgado. O transladado foi realizado com um acompanhante por meio de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) aérea do governo do Estado.

“O pedido de translado foi feito pela Prefeitura de Eirunepé, através de uma solicitação da direção do Hospital Regional Vinicius Conrado. Para facilitar a remoção e garantir a integridade do paciente, a equipe do Hospital Regional Vinicius Conrado deu todo o suporte necessário até o aeroporto, onde a criança seguiu com um acompanhante para a capital”, diz a prefeitura.

Covid-19

Eirunepé está entre os 15 municípios do Amazonas com mais infectados com Covid-19 entre as 61 cidades do interior do Estado, com 1.519 casos confirmados da doença até essa segunda-feira, 10, sendo 5 óbitos, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

A última atualização do boletim do novo Coronavírus do município, no entanto, confirma 1.540 diagnósticos positivos pela pandemia. Desse total, 972 já estão recuperados e fora do período de transmissão.

Ainda segundo a prefeitura, três pacientes tiveram alta nessa segunda, mas continuam em isolamento domiciliar. Apesar disso, uma pessoa deu entrada para internação no Hospital Regional Vinícius Conrado, em Eirunepé.

Veja também: Bebês da etnia Yanomami são internados em São Gabriel da Cachoeira, no AM

A cidade registrou, ainda, 14 indígenas infectados até essa segunda-feira, sendo 12 da etnia Kanamari e 2 da etnia Kulina. “Desse total de 14 índios, 10 já estão recuperados e 4 em isolamento domiciliar. Não entre nessas estatísticas, use máscara e mantenha o distanciamento social. Se puder, fique em casa”, pede a prefeitura.