Restaurante amazonense cria ‘cabocones’, recriação do ‘temaki japonês’ com sabor regional

Recheado com iguarias amazônicas, cones são uma divertida adaptação de ideias e sabores (Reprodução/Divulgação)

05 de agosto de 2020

20:08

Mencius Melo – da Revista Cenarium

MANAUS – Com a popularização da comida japonesa no país, a iguaria ganhou sua própria versão abrasileirada, o Temaki, que está presente nos restaurantes voltados para temática nipônica. Desta vez, o prato ganhou uma nova versão amazônica.

Cone de massa salgada crocante com vatapá e camarão (Reprodução/Divulgação)

Criado pelos estudantes de marketing Cássio Viana e Alfredo Monteiro, o “Cabocones” é uma iguaria que usou o conceito de cone, e o transformou em uma releitura à base de massa salgada com recheio de vatapá, tacacá e chocolate com castanha do Brasil.

Alfredo conta que a ideia era criar um produto de fácil consumo. “Na verdade seria um canudinho. Mas a ideia do cone surgiu quando o professor do curso perguntou: ‘cadê o projeto dos cones?’. Nesse momento nos veio o insight e adaptamos a ideia para o cone, criando assim o ‘cabocones’ ”, resumiu.

O Cabocones em versão doce tem chocolate como recheio e pedaços de castanha do Brasil (Reprodução/Divulgação)

Segundo Alfredo, o conceito atrai por ter um apelo. “Percebo pelo feedback dos clientes, que o nome desperta curiosidade e isso se completa com os recheios que atraem”, analisou.

O segredo

Para Monteiro, apesar da divertida ideia de mimetizar e recriar um prato que virou moda gastronômica Brasil afora, o que pega mesmo no ‘cabocones’ são os recheios. “O segredo é o recheio, o cone é a curiosidade”, sentenciou.

Espaço com bom gosto e design inspirado em traços amazônicos ( Reprodução/Divulgação)

Monteiro adianta que o processo criativo não se encerrou com a criação da iguaria, e que o uso da culinária amazônica será recorrente. “Quando criamos os recheios amazônicos foi de forma proposital, inclusive pretendemos ampliar dentro da perspectiva de um fast food amazônico, com outros ingredientes. Mas isso por enquanto é segredo”, despistou.

Os criadores do Cabocones: Cassio Viana (esquerda) e Alfredo Monteiro (direita) (Reprodução/Divulgação)

Questionado se pretendem expandir, Alfredo respondeu. “Temos um mês de loja e ainda estamos fidelizando a clientela, é muito cedo para pensar em expansão”, avaliou.

“Estamos começando e quem está começando não pode se dar ao luxo de cometer erros, caso isso aconteça, nosso professor vai bater na porta do empreendimento”, finalizou com bom humor. A loja da marca ‘Cabocones’ está localizada na Av. Joaquim Nabuco, nº2939, Centro de Manaus.