Retorno de ensino privado surge após Itacoatiara ser 8º município com mais infectados por Covid-19 no AM

Com medida, creches, escolas particulares de ensino infantil ao ensino médio, e de cursos profissionalizantes poderão retomar as rotinas educacionais. (Reprodução/Internet)

28 de julho de 2020

15:07

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Alunos de instituições privadas de ensino infantil, médio e superior de Itacoatiara (município a 270 quilômetros de Manaus) poderão frequentar novamente as aulas presenciais a partir do próximo segunda-feira, 3, de agosto. O prefeito de Itacoatiara, (município a 270 quilômetros de Manaus) Antônio Peixoto (PT), liberou o retorno das aulas na rede particular no município por meio de um decreto publicado nesta terça-feira, 28, no Diário Oficial dos Municípios (DOM).

Com a medida, creches, escolas particulares de ensino infantil ao ensino médio, e de cursos profissionalizantes poderão retomar as rotinas educacionais. As medidas entram em vigor após a prefeitura autorizar o funcionamento das atividades já previstas nos artigos 6º e 7º do decreto nº 919, de 05 de junho de 2020, que dispõe sobre o “Plano de Reabertura Gradual das Atividades Econômicas do Município de Itacoatiara”.

“A autorização de funcionamento de que trata este artigo fica condicionada
à apresentação na sede do Departamento de Vigilância em Saúde, de Protocolo Sanitário de Reabertura Gradual das Atividades Educacionais, contendo fluxo interno a ser adotado indicando de que forma estarão garantidas as medidas de higiene e proteção individual previstas no Art. 7º a 10 do Decreto n. 0997 de 13 de julho de 2020″, diz trecho do documento.

Continuam suspensos

Mesmo com autorização para práticas de exercício físico sem aglomeração e práticas esportivas em locais públicos e particulares, campeonatos esportivos profissionais ou amadores continuam suspensos.

Bares e balneários

De acordo com o artigo 3º do decreto, permanecem suspensas as autorizações para o funcionamento de bares, botecos, boates, casas de shows, casas de eventos e de recepções, salões de festas, inclusive privados, circos, balneários, flutuantes e estabelecimentos similares.

As medidas poderão ser revista, segundo o decreto, a qualquer momento, com base nos indicadores técnicos relativos ao tema, como a disponibilidade de leitos clínicos e de UCI, taxa de transmissão, ocorrência de novos casos e demais dados da epidemia.

Covid-19

Conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Itacoatiara se aproxima dos dois mil casos da Covid-19. No Amazonas, o município é o 8º com mais casos confirmados da pandemia, com total de 1.948 até essa segunda-feira, 27, sendo 60 mortes pela doença.

Em todo o Estado, são 97.079 infectados pelo novo Coronavírus, sendo 34.101 em Manaus (35,13%) e 62.978 do interior (64,87%). Os 3.224 óbitos pela doença estão divididos em 1.988 em Manaus, e 1.236 em 56 municípios amazonenses.

Confira o decreto:

SONY DSC
SONY DSC