Suspeitos de cometer assassinato contra criança de oito anos são presos em Manaus

Dois homens que estão nas imagens são suspeitos de envolvimento no crime.(Reprodução/PCAM)

16 de março de 2021

13:03

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Jordan dos Santos Vaz, de 21 anos, Emerson Leão Gonçalez, de 24 anos, e Wilhames Felipe Teixeira de Souza, de 28 anos, foram presos pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) suspeitos de envolvimento na morte de Lohanny Remígio Nascimento, de 8 anos, assassinada dentro de casa na madrugada de domingo, 14, com um tiro no peito e na mão. Os envolvidos foram apresentados na manhã desta terça-feira, 16, no prédio da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (Dehs), em Manaus.

De acordo com o delegado titular da Dehs, Charles Araújo, as investigações da polícia apontam que somente os três estão envolvidos no crime. A prisão dos suspeitos foi decretada pela Justiça nessa segunda-feira, 15, após coleta de provas. Wilhames, um dos homens que aparece em um vídeo no Hospital Platão Araújo à procura de atendimento médico, se apresentou na Especializada acompanhado de familiares na manhã de hoje. Os outros dois já haviam sido detidos.

Sobre a morte de um quarto homem apontado pelos suspeitos como a pessoa que efetuou os disparos contra a criança e o padrasto dela, o delegado afirmou que os fatos apurados pela polícia não encontram evidências do envolvimento dele no assassinato da menina. “Os suspeitos estão atribuindo o crime a um terceiro indivíduo, porém, o que mostra nossas investigações é que esses três que estão hoje [presos] são os que realmente estavam envolvidos no fato, que se encontram naquele vídeo aqui Platão Araújo”, salientou o delegado.

Segundo Araújo, o fato chamou a atenção da Especializada, porque o homem foi morto próximo ao local do crime envolvendo a criança e onde os presos também residiam. “A gente tem a suspeita de que os indivíduos de hoje possam ter alguma relação com a morte desse indivíduo desse domingo. É uma suspeita, as investigações ainda estão em curso. Pode ter sido uma cortina de fumaça para tentar incriminar uma terceira pessoa nesse crime ou pode ser também que ele tenha uma participação”, explicou.

O crime

O caso aconteceu na madrugada de domingo, 14, por volta das 5h, na rua Joaquim Páscoa, no bairro Tancredo Neves, na zona Leste de Manaus. Segundo a polícia, a criança estava em casa com a família: mãe, padrasto e irmã, no momento do crime. Na ocasião, três suspeitos tentaram assaltar um grupo de vizinhos, mas foram impedidos pela população que imobilizaram um dos homens, enquanto os outros fugiram do local.

Os outros dois suspeitos, no entanto, retornaram para resgatar o comparsa, quando efetuaram os disparos de arma de fogo. Os disparos atingiram a criança e o padrasto. A menina não resistiu aos ferimentos e o padrasto foi levado para uma unidade hospitalar da cidade.

A polícia chegou a divulgar um vídeo da câmera de segurança de uma unidade de saúde de Manaus, que registrou o momento em que os suspeitos de envolvimento na morte de Lohanny chegaram ao local procurando ajuda. Nas imagens, é possível ver dois homens ajudando um terceiro, que aparece desnorteado e usando apenas uma camisa.

“Houve um assalto frustrado. Nesse assalto, um dos indivíduos foi segurado pela população. Estava detido, esperando a polícia militar para fazer a detenção dele, quando o outro indivíduo que conseguiu fugir voltou com mais um cidadão. E armado, com arma de fogo, passou a desferir tiros. Infelizmente, esses tiros atingiram a casa da Lohanny, feriram o padrasto dela e levaram a criança à morte. Então houve um roubo frustrado”, explicou a polícia.