‘Temos sido procurados diariamente’, diz presidente da OAB-DF sobre os desafios da Advocacia em meio à pandemia

Dia da Advocacia é um convite à reflexão (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

11 de agosto de 2021

20:08

Cassandra Castro – Da Cenarium

BRASÍLIA ( DF) – No Dia da Advocacia, comemorado neste dia 11 de agosto, profissionais da área refletiram sobre a profissão e destacaram os principais desafios e conquistas na área. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional, Felipe Santa Cruz, exaltou a importância da figura dos advogados e advogadas na defesa da democracia, da Constituição e do Estado Democrático de Direito e a necessidade de pensar no futuro, no modelo da advocacia.

O presidente da OAB Distrito Federal, Délio Lins e Silva Jr, também destacou, durante programação alusiva à data, os desafios enfrentados pelos que atuam na área jurídica, inclusive devido à pandemia de Covid-19: “Nunca em nossos piores pesadelos imaginaríamos uma pandemia! Ela veio e nos testou em todos os limites. A dor de perder tantas pessoas, a dificuldade do isolamento social, os prejuízos financeiros… Tivemos de nos fazer fortes”.

Outro ponto ressaltado por Délio Lins é o serviço cidadão feito pelos advogados, uma missão que ficou ainda mais acentuada devido à pandemia. “Temos sido procurados diariamente por pessoas vítimas dos mais variados problemas, alguns não conseguem pagar contas, outros não conseguem acessar o poder judiciário, não conseguem falar em algum órgão público, como companhias de transporte, água ou luz. Nós como advogados e advogadas fazemos essa defesa diariamente”, afirma.

Ao mesmo tempo em que é uma carreira tradicional, a advocacia apaixona pelas possibilidades que oferece a quem decide segui-la, mesmo já tendo uma profissão consolidada. É o caso da jornalista Priscila de Assis, de 35 anos, que está no segundo período do curso de Direito.  Ela conta que recebeu o incentivo da mãe para buscar esta graduação e ingressar no meio jurídico. “Eu já vim de um meio político e vi um nicho que ainda é pouco explorado no Amazonas que é o do direito eleitoral, além de outro ramo que está crescendo muito no País, o direito digital”, conta Priscila.  

A jornalista tem especialização em Gerenciamento de Marketing e Projetos e ressalta que fazer o curso de Direito está sendo uma oportunidade tanto de crescimento intelectual quanto pessoal, sem falar das experiências de acompanhar as estratégias usadas pelos advogados na defesa de seus assessorados, um movimento que acaba fazendo a pessoa se apaixonar pelo meio, afirma Priscila.

Para a advogada Rosely Fernandes, o Dia do Advogado é uma data muito especial. Com mais de 30 anos de profissão, ela acredita que advogar é uma arte que requer muito amor, técnica, disposição e talento. “Essa arte requer ousadia e talento para ouvir. Os tempos mudaram, não há espaço para a advocacia sisuda, arrogante, mas sim, para a advocacia humanizada e colaborativa”.