09 de junho de 2024
16:06
Jadson Lima – Da Revista Cenarium*
MANAUS (AM) – O sargento do Exército Brasileiro (EB) Diego Azevedo Fernandes de Sousa, de 33 anos matou a tiros um soldado da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) na manhã deste domingo, 9, na avenida Leonardo Malcher, centro de Manaus. O policial militar José Antônio, atingido por disparo de arma de fogo na cabeça, chegou a ser encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, mas morreu na unidade hospitalar. Além dele, o primeiro sargento da PM, identificado como Weldman, foi baleado na perna e encaminhado ao Serviço de Pronto Atendimento – SPA São Raimundo.
A polícia foi acionada pela esposa do militar, Thais Elena Guimarães Coelho, de 32, anos, após uma discussão em que o oficial teria ameaçado a vítima com uma arma de fogo na residência em que eles moram. A mulher é aluna soldado da Polícia Militar. Ao chegar o local da ocorrência, os policiais foram surpreendidos pelo oficial do Exército com disparos de arma de fogo, que atingiram dois PMs. O sargento foi morto pela equipe da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). O Instituto Médico Legal do Amazonas (IML) foi acionado para remover o corpo do militar.
De acordo com o Comando Militar da Amazônia (CMA), o militar envolvido na ocorrência era integrante do quadro de efetivos do Centro de Formação de Reservistas (CFR) e no momento da ocorrência estava em sua residência, localizada na avenida Leonardo Malcher, no centro de Manaus.
PUBLICIDADE
Em nota enviada à CENARIUM, o CMA informou que o fato será apurado pelas autoridades competentes para “identificar as causas e as condicionantes do episódio”. O CMA afirmou, ainda, que prestará todas as informações solicitadas pelas autoridades policiais de forma a contribuir com o andamento das investigações. O órgão também informou que não compactua com desvios de conduta, lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares.
A REVISTA CENARIUM solicitou nota da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e aguarda retorno.