Tucano se afoga e é resgatado por pescadores no meio de rio da Amazônia; assista

Ave de beleza ímpar, o tucano resgatado no rio Negro estava agonizando até ser salvo por pescadores (Reprodução/ Instagram)

20 de dezembro de 2020

13:12

Mencius Melo

MANAUS – Um grupo de praticantes de pesca esportiva resgatou com vida um tucano (Ramphastidae) no meio de um rio na Amazônia. O animal, que é uma das aves símbolos da rica fauna brasileira, agonizava ao tentar se manter vivo depois de cair no rio. A cena é algo incomum porque geralmente a relação de adaptação da fauna ao ecossistema é natural. Segundo especialistas, o caso não ocorreu no rio Negro, uma vez que não há o registro da espécie na região.

Por isso, flagrar animais nessas condições é algo raro. No vídeo, os praticantes da pesca esportiva comemoram ao resgatar o animal. Acostumados a fisgar tucunarés, pacus, piraíbas, aruanãs ou mesmo piranhas, os pescadores usaram uma rede de pesca para içar o pássaro da água. Sem esboçar reação ou estranheza, o tucano logo atendeu ao chamado.

O vídeo foi compartilhado no Instagram e mostra que apesar da relação difícil do homem com a natureza, ainda mais em tempos de ataques ao meio ambiente, existem exemplos de como é possível coexistir. Dócil e cansado, o tucano ficou próximo dos pescadores e voou, após recuperar o fôlego, pelos céus da floresta.

Outros animais

Recentemente a REVISTA CENARIUM estampou em suas páginas um macaco que pilotava uma rabeta (espécie de canoa motorizada) nos rios da Amazônia. O símio fez sucesso nas redes, porque, além da peripécia, demonstrava total tranquilidade ao pilotar a embarcação. Como um ‘capitão’, o macaco da espécie bugio fez a alegria das redes sociais assim que seu dono postou o vídeo na internet.

Outro exemplo foi a sucuri na cachoeira de Presidente Figueiredo. O município amazonense, que é conhecido nacionalmente como a ‘terra das cachoeiras’, é destino de muitos turistas, mas, em vídeo recente, um frequentador flagrou uma enorme sucuri (Eunects) se banhando calmamente nas águas de uma corredeira. Assustado, o turista comentou no vídeo que ia declinar do banho.

Em tempos de celular, fazer registros de situações inusitadas envolvendo animais é algo que está ficando corriqueiro, mas nunca fora de moda. Fotografar ou mesmo filmar a fauna é algo que atrai atenção do grande público. O contato com animais, ainda que perigosos, é uma tentação humana há milênios. Não é à toa que animais de estimação fazem parte do dia a dia da humanidade.