‘Vergonhoso’, diz vereador sobre ‘más condições’ do hospital de Itacoatiara, investigadas pelo MPF

Irregularidades na unidade hospitalar estão sendo investigadas pelo Ministério Público Federal do Amazonas (Divulgação)

24 de janeiro de 2022

19:01

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS — O médico e vereador do município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) Robson Siqueira (PV) disse nesse domingo, 23, que é vergonhoso e criminoso o que está acontecendo com o Hospital Regional José Mendes, que atende a cidade. Conforme foi antecipado pela REVISTA CENARIUM, um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) investiga a unidade hospitalar por conta de más condições de limpeza, higiene e problemas sanitários no local.

“É vergonhoso e criminoso o que estão fazendo com o Hospital Regional José Mendes e a população. Recursos (dinheiro) há! O que falta é comprometimento e competência por parte da prefeitura que é a responsável pela administração da unidade”, declarou o parlamentar, em uma publicação nas redes sociais.

Vereador compartilhou matéria da CENARIUM nas redes sociais (Reprodução)

O político lembra que o hospital é uma unidade “municipalizada”, ou seja, ele é administrado pela Prefeitura de Itacoatiara. “A Prefeitura de Itacoatiara recebe recursos Federal e Estadual para que cuide da sua manutenção e administração”, destacou Robson Siqueira.

Relembre

O inquérito civil foi publicado na edição de quinta-feira, 20, no Diário Oficial do Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM), e está assinado pelo procurador da República em substituição, José Gladston Viana Correia.

De acordo com o documento, as irregularidades foram identificadas durante edição do Projeto MPF na Comunidade, que realiza visitas nos municípios para compreender as demandas da população e propor ao MPF soluções para suprir as respectivas necessidades.

Leia também: MPF investiga más condições de limpeza, higiene e problemas sanitários em hospital de Itacoatiara, no AM

Na publicação, o procurador lembra da tramitação de outro inquérito civil no hospital itacoatiarense e que, apesar do saneamento de diversas irregularidades, “ainda persistem tantas outras”.

Denúncias

O Hospital Regional José Mendes também chegou a ser alvo de denúncias nos anos de 2018 e 2021, por conta de irregularidades relacionadas a falta de médicos, equipamentos danificados, falta de medicamentos, más condições de higiene e de violência obstétrica constatadas pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).