‘Vivemos uma sociedade machista e isso reflete na política,’ diz candidato a prefeito de Manaus

Para o candidato, a baixa participação das mulheres na política é reflexo de uma sociedade machista (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

04 de novembro de 2020

17:11

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O deputado federal José Ricardo (PT), candidato à Prefeitura de Manaus nas eleições 2020, disse nesta quarta-feira, 4, durante o primeiro bloco da “Sabatina Técnica” da REVISTA CENARIUM, que a existência do machismo na sociedade acaba refletindo, principalmente, no pouco envolvimento de mulheres na política.

Segundo o candidato, quando a participação das mulheres na política é debatida, de modo geral, em qualquer espaço público, se mostra a realidade do Brasil, que ele afirma ser machista. Na ocasião, o petista lembrou a decisão judicial no caso de estupro da jovem Mariana Ferrer, que foi amplamente discutido nessa terça-feira, 3, e ganhou muita repercussão na internet.

“Isso reflete em todos os lugares e no ambiente da política, não é diferente. Na política, vejo poucas mulheres eleitas e estudando. As estruturas partidárias também funcionam de jeito que, naturalmente, acabam dificultando as mulheres de participarem”, salientou o candidato.

Para José Ricardo, é necessário a criação de uma lei para promover a participação das mulheres a cada chapa eleitoral. Segundo ele, projetos a nível nacional buscam mudar a legislação para garantir a presença do público feminino.

Sobre ter como vice a professora Marklize Siqueira, o candidato disse que o partido fez questão que tivesse uma mulher para o cargo não apenas para cumprir um vaga, mas pelo significado, pela competência e responsabilidade que uma mulher possui.

“Uma mulher que consegue cuidar da família, ser a chefe de família, levar os filhos para estudar, ela poder trabalhar, ser honesta, agir corretamente na vida. Uma mulher dessas, pode administrar qualquer negócio, como mostra a competência, a força e a tenacidade das mulheres e a Marklize [Siqueira], que está como vice, representa tudo isso’, reforçou o candidato.