Boa Vista registra mais de 370 queimadas no primeiro trimestre de 2023

O número cresceu mais nos últimos dias. (Bianca Diniz/Agência Amazônia)

06 de abril de 2023

11:04

Bianca Diniz – Da Agência Amazônia

BOA VISTA (RR) – A Prefeitura de Boa Vista, em Roraima, divulgou nesta quinta-feira, 5, o balanço de queimadas referente ao primeiro trimestre de 2023. No total, foram registrados 374 focos de queimadas e os bairros mais atingidos foram Caçari, Estados e Nova Cidade. De acordo com o balanço, a estiagem, que ainda persiste na região, tem intensificado a situação.

Segundo a diretora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Karla de Oliveira, a conscientização da população é fundamental para prevenir esse tipo de ocorrência, considerado um crime ambiental, que pode acarretar em graves penalidades para os responsáveis.

“Animais morrem nos incêndios e os seres humanos podem ter problemas de saúde agravados por conta da inalação da fumaça. A fuligem também é um transtorno para os moradores que têm as casas invadidas por elas”, alertou.

Leia também: Registros de queimadas em Terra Indígena Yanomami cai 62% em dois meses

Incêndios atingem várias partes da capital de Roraima (Divulgação/Prefeitura de Boa Vista)

Crime ambiental

A Lei Municipal nº 947 de 2007 proíbe expressamente a queima de qualquer tipo de resíduo orgânico ou inorgânico na zona urbana de Boa Vista. O não cumprimento da lei pode resultar em autuação pela fiscalização, com base no Decreto Federal nº 6514, que prevê multas a partir de R$ 5 mil para quem for responsável por atear fogo em terrenos.

Recomendações

A Semma recomenda que os moradores que identificarem queimadas denunciem imediatamente por meio da Central de Atendimento 156. Além disso, orienta que lixos domésticos, entulhos e galhadas não devem ser queimados em hipótese alguma, uma vez que a responsabilidade pelo descarte correto desses resíduos é do cidadão.

Leia também: No 1º bimestre deste ano, Amazônia concentra 90% das áreas com queimadas